o mapa da mina

 lingerie-gps-p.bmp

O blog da Wired, revista especializada em tecnologia e internet, publicou ontem uma nota sobre o lançamento de uma lingerie equipada com GPS, criada pela estilista brasileira Lucia Loria.

A peça em questão –de acordo com o jornal americano Daily Mail, citado na matéria da Wired– gerou reações negativas entre feministas que a consideraram um “cinto-de castidade” dos tempos modernos.

A designer diz que a proposta não é esta, que o intuito do localizador é dar segurança para as mulheres que vivem em cidades violentas e perigosas.

A idéia de incluir um aparelho de GPS ao vestuário feminino não é nova. Em outubro de 2006, publiquei aqui no blog uma post sobre o lançamento de sandálias turbinadas com vídeo e GPS, criadas pela Afrodite Project. A diferença é que o calçado foi concebido como parte de um projeto artístico e social que visava proteger as prostitutas.

Sinceramente, não vejo motivo algum para a fúria das feministas. Tampouco vejo muita utilidade numa lingerie dotada de rastreador. A não ser que a idéia seja brincar de esconde-esconde com o namorado… aí quem sabe…

[via Cris Gorissen / De Repente]