Domingueira de inspiração e sustentabilidade

Eu sou mega fã do TED, evento que reúne mentes criativas para espalhar novas ideias e gerar ações que ajudem a transformar o mundo de forma positiva. O formato é bastante simples e eficaz, através de palestras com duração de, no máximo, 18 minutos, que acontecem em vários lugares do mundo e depois são disponibilizadas na internet.

Já falei sobre isso em alguns posts: aqui, quando soube que teria a honra de participar do TEDx São Paulo, ali ao citar uma palestra sobre a virtude das cópias da moda, por exemplo. Mas ainda não tinha comentado nada sobre o TEDx Amazônia, que aconteceu nos dias 6 e 7 de novembro de 2010, em Manaus.

Muitas das apresentações já estão disponíveis no site do evento. Ainda não assisti a todas, mas queria recomendar a de João Felipe Scarpellini, que aos 13 anos, redigiu seu primeiro projeto social, foi esnobado por cerca de 100 entidades envolvidas em projetos ligados à juventude, virou o jogo e hoje, aos 24, acumula a experiência de ter participado de mais de 400 projetos, em 42 países.

Outras sugestões de palestras: Regina Casé sobre a produção cultural da periferia; e Guti Fraga sobre o projeto de arte Nós do Morro, ambos participantes da TEDx São Paulo