BOOK DO DIA –> Glamour de Diana Vreeland

O BOOK DO DIA é uma nova seção que acaba de nascer aqui no MSF e pretende ser um  pequeno antídoto contra a monotonia e a mediocridade do mundo fashion. 

Assim, o primeiro BOOK DO DIA é “Glamour”de Diana Vreeland, com prefácio de Marc Jacobs, editora Cosac Naify. E por um motivo muito simples: Vreeland inventou para si mesma a profissão de editora de moda.

Ela dizia coisas maravilhosas como: “Não há nada mais aborrecido do que o narcisismo –a tragédia de ser apenas…eu. Qualquer um de nós é capaz disso.” 

Em uma ocasião, nos anos 70, Vreeland e o fotógrafo David Bailey iam fotografar um enorme diamante Winston (ela era louca por eles, dizia que sentia verdadeiro amor pelas pedras) para a revista Vogue.  Mas apesar de terem uma ótima modelo de mão (sim, existem modelos especializadas nisso), a foto não estava impactante, para o padrões de Vreeland. Então ela pensou: “…em nenhuma parte do mundo há um veio de qualquer pedra preciosa que não tenha a ver com negros. E eles ficam maravilhosos com joias… Então tive uma ideia: não a de usar uma mão negra, mas de pintar a mão branca que tínhamos –algo totalmente artificial– com tinta preta. O fato de a imagem ser absolutamente artificial fez toda a diferença.

Aqui você confere o resultado.