Mergulho na moda, além da moda

Amanhã (27/04/2010), na Faculdade Anhembi Morumbi, acontece o seminário Moda, Corpo e Ética – pistas para uma reflexão de valores, uma realização do grupo de estudos ziguezague: transversalidade e design de moda. A programação é super interessante, os palestrantes,  de altíssimo nível e as inscrições, gratuitas. Ou seja, é um evento imperdível para quem quer entender a moda além da superfície.

Confira, abaixo!

PROGRAMAÇÃO

8h45 Abertura: Corpo, moda e ética
Cristiane Mesquita (Mestrado em Design AM) e Kathia Castilho (Mestrado em Design AM)

9h–10h Mesa 1: Moda entre extremos
Moda, publicidade e consumo infantil – Lais Pereira (Instituto Alana)
Moda e envelhecimento – Andrea Lopes (NEPEG/USP)
Mediação: Márcia Merlo (Mestrado em Design AM)

10h–10h30 Conversa com o público

10h30–11h30 Mesa 2: Emergências e valores na construção das aparências
Moda e delito – Sandra Franchini (CESUMAR/Mestrado AM)
As grifes na real e na intenção de uma facção – Tatiana R. C. Pereira (PUC-SP)
Mediação: Gilberto Mariot (Universidade Anhembi Morumbi)

11h30–12h Conversa com o público

12h–14h Almoço

14h–15h Mesa 3: Corpo, mídia e ética
Mídia, corpo e aceitação – Bárbara Lourenço (USP/GENTA)
Photoshopar ou não, eis a questão – Fernanda Scagliusi (USP/UNIFESP) e Roberto Wolvie
Mediação: Luisa Paraguai (Mestrado em Design AM)

15h–15h30 Conversa com o público

15h30–16h30 Mesa 4: O modelo capital
O padrão modelo – Silvana Holsmeister (VOGUE)
O corpo como capital – Mirian Goldenberg (UFRJ)
Mediação: Mariana Roncoletta (Universidade Anhembi Morumbi)

16h30–17h Conversa com o público

17h  Encerramento: Pistas para uma reflexão de valores
Cristiane Mesquita e Kathia Castilho

17h15 Sessão de lançamento e autógrafos
O corpo como capital: gênero, sexualidade e moda na cultura brasileira Mirian Goldenberg

SERVIÇO

27 DE ABRIL DE 2010 | terça-feira
Sala 111 – Campus Morumbi
Universidade Anhembi Morumbi
Av. Roque Petroni Jr., 630. Morumbi. São Paulo.
Inscrições gratuitas na hora do evento. Certificado com 75% de freqüência.
Coordenação: Cristiane Mesquita e Kathia Castilho

PARTICIPANTES

ANDREA LOPES é Cientista Social, Mestre em Gerontologia, Doutora em  Educação/Gerontologia e Docente do curso de Graduação em Gerontologia  da EACH/USP. Coordenadora do NEPEG/USP, Linha de pesquisa Envelhecimento Significativo e Moda.

BÁRBARA LOURENÇO é Nutricionista formada pela USP, tendo realizado o Curso Junior em Transtornos Alimentares para Estudantes de Nutrição pelo AMBULIM-IPq-HC-FMUSP; doutoranda na Faculdade de Saúde Pública da USP e membro do GENTA – Grupo de Estudos em Nutrição e Transtornos Alimentares.

CRISTIANE MESQUITA é Doutora em Psicologia pelo Núcleo de Subjetividades Contemporâneas com a tese Políticas do vestir: recortes em viés (PUC-SP, Dez/2008). É professora e pesquisadora do Programa de Mestrado em Design da Universidade Anhembi Morumbi. Atua em projetos diversos, assim como a concepção e curadoria do ziguezague: desfiles incríveis, oficinas transitivas, conversas transversais que ocorre no MAM/SP (8ª edição/Jun 2010) e a criação e design da linha de produtos I L H A

FERNANDA SCAGLIUSI é Nutricionista formada pela USP, com doutorado em Educação Física pela USP e pós-doutorado em Nutrição em Saúde Pública pela USP. Professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista.

GILBERTO MARIOT é graduado em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e em Direito pela Universidade Anhembi Morumbi. Pós graduado em Gráfica Editoriale pela Scuola dell Úmanitária di Milano, Itália, Magistério Superior pela Universidade Tuiuti do Paraná, Comércio Exterior pela Aduaneiras de São Paulo, Gestão de Direitos Autorais pela Faculdade São Luis de São Paulo e Direito das Novas Tecnologias pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais – IICS, em São Paulo. Mestrando em Direito da Sociedade da Informação, pela UNIFMU.

KATHIA CASTILHO é professora e pesquisadora do Mestrado em Design da Universidade Anhembi Morumbi – SP. É doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Pesquisadora convidada do Grupo ETHOS: Comunicação, Comportamento e Estratégias Corporais da ECO-UFRJ. Coordenou a coleção de livros Moda e Comunicação da Editora Anhembi Morumbi na qual é autora do livro Moda e Linguagem. São Paulo; Anhembi Morumbi, 2004 e Discursos da Moda: semiótica, design e corpo. São Paulo: 2005. É Diretora da Editora Estação das Letras e Cores em São Paulo e Presidente da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda.

LAIS FONTENELLE PEREIRA é Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) com dissertação intitulada Moda Clubber e Raver: uma tendência na cena contemporânea. Atuou na área de Educação Infantil durante nove anos no Rio de Janeiro e em São Paulo; também realizou atendimento terapêutico  em crianças com problemas de aprendizagem. Hoje é coordenadora da área de Educação e Pesquisa do Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana e autora da coluna Consumindo Ideias da Folinha.

LUISA PARAGUAI é professora e pesquisadora do PPG: Mestrado em Design Anhembi Morumbi. Mestre e doutora em Multimeios pelo Instituto de Artes, da UNICAMP. Consultora Ad Hoc da CAPES. Colaboradora da Leonardo Digital Review, periódico do MIT. Pesquisadora visitante convidada do Planetary Collegium, Plymouth, Inglaterra, na área de computadores vestíveis. Designer e artista na interrelação design, arte e tecnologia; participando de exposições e conferências nacionais e internacionais. Seu trabalho atual reflete sobre a potencialidade da tecnologia móvel como mediadora da percepção e experimentação do corpo e do espaço.

MARCIA MERLO é professora e pesquisadora do PPG: Mestrado em Design Anhembi Morumbi. Doutora e mestre em Ciências Sociais pela PUCSP. Atua na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras e Fundamentos Antropológicos em Design e Moda. Seu trabalho aborda os seguintes temas: memória e história, identidade, imaginário, mito, cultura brasileira, sociologia e antropologia da moda, teoria e história do design. É membro do Conselho Científico do Colóquio de Moda, evento no qual coordena o Grupo de Trabalho Fotografia e Moda.

MARIANA RONCOLETTA é stylist, jornalista e pesquisadora. Pesquisa calçados para deficientes físicos. Doutoranda em Design e Arquitetura pela FAU-USP. Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi, pós-graduada em Jornalismo de Moda e especialista em Comunicação e Marketing de Moda pela mesma instituição. Bacharel em design pela FASM. Assina o blog http://blog.amodae.com

MIRIAN GOLDENBERG é antropóloga e professora do Departamento de Antropologia Cultural e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autora de A Outra, Toda mulher é meio Leila Diniz, A arte de pesquisar, Os novos desejos, Nu & Vestido, De perto ninguém é normal, Infiel: notas de uma antropóloga, O corpo como capital, Coroas: corpo, envelhecimento, casamento e infidelidade e Noites de Insônia: cartas de uma antropóloga a um jovem pesquisador.

SANDRA FRANCHINI é coordenadora do curso de moda da CESUMAR e mestranda em Design na Universidade Anhembi Morumbi São Paulo.

SILVANA HOLSMEISTER é mestre em Moda, Cultura e Arte pelo Centro Universitário SENAC SP. Especialista em Moda e Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Professora de Moda e Jornalismo de Moda. Já atuou na pós-graduação on line da Anhembi Morumbi e no IBModa. Jornalista há 18 anos, sendo 12 como especialista em Moda. É Editora de Projetos Especiais da Vogue. Foi Editora-chefe da L’Officiel e editora de Moda e Cultura do jornal A Gazeta.

ROBERTO WOLVIE é redator publicitário da agência The Group.

TATIANA ROVINA CASTRO PEREIRA é graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicações e Artes – USP e pós-graduada em Moda & Criação pela Faculdade Santa Marcelina, atualmente é mestranda em Comunicação & Semiótica pela PUC-SP, sob orientação da Profª. Drª. Ana Claudia de Oliveira. Estuda as relações entre moda, estilos de vida, consumo e comunicação, tendo apresentado o trabalho “Crème de le Crime” no V Colóquio de Moda em Recife (2009) e na 7ª edição do Ziguezague no MAM-SP (2010).