Autoconhecimento no prato

Toda quinta-feira é dia da coluna Tesouros Sem Frescura, de Liliane Oraggio. E hoje, Lili  entrevista uma expert em sabor, saúde e boa prosa. Fala Lili!

Sonia Hirsch é autosustentável, autoditada, jornalista, escritora e está com mais um livro saindo do forno: “Amiga Cozinha – crônicas e receitas” (Ed. Correcotia). Esta é sua 16ª obra, com as ilustrações finíssimas de Celina Gusmão. Em todos os títulos, editados por ela mesma, o conhecimento sobre os temas da nutrição é transformado em textos suculentos, sempre sobre o prazer de comer bem e as receitas são fáceis e totalmente saudáveis. Um hit aqui em casa é o doce de banana, que leva a fruta e apenas uma pitada de sal! Isso mesmo, ela me ensinou que o sal puxa o açúcar da própria fruta e é capaz de produzir essa delícia totalmente inocente. Além disso, ela fez da cozinha uma grande e fiel companheira para todas as horas, antídoto sem contra indicações para todo o tipo de banzo, tédio, solidão e outros muitos males do corpo e da mente.

(Clique nas imagens para ampliá-las)

[nggallery id=28]

No próximo fim de semana Sonia Hirsch, que mora na serra fluminense, estará em São Paulo dando autógrafos e falando sobre o conceito de Dieta & Liberdade, que relaciona a alimentação com o autoconhecimento. Olha só o que a gente conversou, especialmente para os Tesouros sem Frescura:

Liliane Oraggio – Nem todo o movimento europeu (que foi levemente rebatido por aqui) contra os fits esqueléticos refreou os distúrbios alimentares no planeta. Na sua opinião o que o exagero nas dietas diz sobre a liberdade das novas gerações? Fechar a boca tem gosto de transgressão nesse mundo em que tudo pode?
Sonia Hirsch – Uns fecham a boca, outros abrem: Cuba e Estados Unidos têm excesso de jovens obesos. Acho que alguns setores, como a moda, atraem pessoas que se identificam com a magreza, que farão qualquer coisa para continuar magras. Poderia ser uma atitude de transgressão, mas me soa mais como credencial para pertencer à turma.

L. O. – Como fazer a melhor escolha diante de tanta variedade de comida?
S. H. – A comida mais simples e mais próxima da sua aparência natural é sempre a mais garantida em termos de qualidade – está fresca, não recebeu processamento industrial nem veio da cozinha recauchutada. Gosto da fórmula de montar um prato colorido, mas com poucos elementos, quatro ou cinco. Os outros, por mais apetitosos que sejam, ficam para a próxima vez. Uma dica é evitar qualquer prato quente que tenha cremes ou queijo derretido, porque dificultam a digestão. Outra coisa fundamental é não tomar líquidos com a comida, a menos que seja vinho. Cerveja, refrigerante e suco vão tomar espaço, fermentar e atrapalhar os processos naturais do estômago. Também se fala muito em não misturar carboidratos (arroz, pão, massas, batatas) e proteínas (carnes, peixes, ovos). Ou seja, comer produtos animais acompanhados somente por vegetais, não por arroz e feijão. E vice-versa: não misturar produtos animais com arroz, massas e semelhantes. Acho legal praticar isso. Mas ‘um pouquinho de tudo, pou-qui-nho’, também é bom.

L. O. – O que a alimentação tem a ver com autoconhecimeto?
S. H. – O autoconhecimento é que vai dizer onde estão os limites de cada um. Há quem possa comer mais doces sem problemas, há quem não possa. Geralmente, esse tipo de consciência vem quando a pessoa começa a prestar mais atenção a si mesma e a fazer conexões entre o quê está sentindo e o quê comeu. Coisas que dão gases, por exemplo, podem deixar o humor execrável.

L.O. – Escolher melhor o que põe no prato pode influir na maneira de encarar a vida e na disposição geral? De que forma?
S. H. – Satisfazer os desejos é bom, alivia muito o peso de cada dia. Comer coisas gostosas é bom. Ao mesmo tempo, ter critérios claros e confiáveis é ótimo. O ideal está no meio do caminho entre dieta e liberdade. Sou livre para comer o que quiser, faço minhas escolhas e fico feliz.

Anote:
Dia 12 dezembro, sábado, 12hs
Palestra sobre Dieta & Liberdade
Livraria da Vila Itaim/Casa do Saber
Rua Dr. Mario Ferraz, 414
Tel. 11 3073.0513

Dia 13 dezembro, domingo, 10hs
Bate-papo e autógrafos em torno do livro Amiga Cozinha, de Sonia Hirsch
Na Feira Bacana
Rua Eça de Queiroz, 711 (Paraíso)
Tel. 11 5579.5975

blog: www.soniahirsch.com
livros: www.correcotia.com

Por: Liliane Oraggio