sobre a impermanência

cerejeira-ED

Há alguns meses comecei a ler o TAO-TE-CHING,  texto escrito pelo sábio chinés Lao-Tsé, há cerca de 2600 anos.

O objetivo do TAO-TE-CHING -que significa Caminho Sábio- é refletir sobre a vida, entender os processos da Natureza e possibilitar o desenvolvimento da interioridade, o crescimento pessoal, o conhecimento de si mesmo, a busca do equilíbrio e da harmonia do ser humano com seus semelhantes e com as leis naturais.

Em momentos difíceis ou decisivos, costumo consultar o TAO, na versão de Roberto Otsu, que o traduziu diretamente do chinês, chegando a uma versão fidedigna e completa. Cada um dos 81 aforismos que compoem o texto original vem acompanhado de uma reflexão escrita por Otsu, para facilitar a compreensão das palavras de Lao-Tsé.

Gostaria de convidar aos que leêm este blog e, especialmente, aos amigos chegados, que compartilham comigo o momento de tristeza pela perda de uma amiga querida, a leitura do Aforismo 23.

“Conversas raras são o natural. Por essa razão, uma ventania não dura toda uma manhã; uma tempestade não dura todo um dia. Quem causa essas coisas? O Céu e a Terra. Nem o Céu e a Terra são capazes de durar, então muito menos os homens! Por essa razão, obedecer (as leis naturais) é tarefa para a pessoa do Caminho. A pessoa do Caminho é igual ao Caminho, a pessoa da Virtude é igual à Virtude. A pessoa de perdas é igual à perda. Àquele que é igual ao Caminho, o Caminho então lhe satisfaz a alegria. Àquele que é igual à virtude, a Virtude também lhe satisfaz a alegria. Àquele que é igual à perda. a perda também lhe satisfaz a alegria. Se a confiança não é suficiente, não existe confiança!”

Reflexão

“Nada dura para sempre. Tudo é impermanente. Toda situação é só uma transição, um momento. As coisas vem e vão. Como as flores a as frutas. Como as alegrias e os problemas. Como a ventania e a chuva.

Para o sábio, nada é um problema justamente porque tudo é impermanente. Quando acontecem coisas boas, ele agradece a oportunidade que a vida oferece, mas não se apega. Ele se encanta com a beleza das flores, mas sabe que a primavera não é para sempre. Quando acontece uma situação dolorida, ele também agradece a oportunidade que a vida oferece e procura aprender com a situação. Ele sabe que, na Natureza, quanto mais rigoroso for o inverno, mais doces serão as frutas.

Pensando bem, a qualidade do sábio não é a paciência. É a confiança! A confiança nos processos naturais da vida. Ele sabe como as coisas funcionam. Ele conhece a Natureza. Ele conhece o Caminho.” Roberto Otsu

Aqui tem o link do sumário do livro de Roberto Otsuo, para quem quiser saber mais sobre o texto sagrado.