ao natural

Deu no WWD ( o equivalente ao NY Times, em termos de moda?): na Elle francesa desta semana (sim, na França a Elle é semanal) a matéria de capa mostra a deusa italiana Monica Bellucci, retratada por Peter Lindbergh, sem um pingo de maquiagem e SEM RETOQUES. Além dela, mais 7 beldades que já passaram dos 30 toparam participar, nas mesmas condições: as atrizes Sophie Marceau e Charlotte Rampling, a ex-modelo e estilista Inés de la Fressange, e a modelo Eva Herzigova, entre outras.

bellucci-elle

Que isso seja notícia num site sério como o WWD, diz muito sobre o tempo em que vivemos, não? Todo mundo quer “sair bem na foto”, mas os exageros cometidos em nome da perfeição estética já ultrapassaram todos os limites do aceitável. A matéria da Elle sinaliza que é hora de um backlash, não acham?

Por falar em preconceitos estéticos, vou contar o que aconteceu com uma amiga, charmosíssima, na faixa dos 50 anos, que decidiu parar de tingir o cabelo e assumir o tom grisalho. Mesmo mantendo o corpo longilíneo, o guarda-roupa fashion e a aparência bem cuidada, ela foi super criticada pelas amigas, que não se conformavam com o fato. Resolveu não dar ouvidos e está bem feliz, sem a escravidão da coloração mensal no salão de beleza. Ah, faltou dizer: o marido dela é francês e deu a maior força! Pelo jeito, os franceses e europeus são bem mais flexíveis com relação a padrões de beleza do que os brasileiros.