a alma do rio

Depois de assistir ao desfile de Tufi Duek, deixei o burburinho da Bienal e rumei para o shopping Morumbi. Os leitores deste blog podem imaginar, porventura, que uma súbita fúria consumista tenha tomado conta do meu ser. Não, nem um pouco. O que aconteceu é que fui seduzida por um convite delicioso, irrecusável: jantar com o estilista Ronaldo Fraga, saboreando um menu criado pela chefe de cozinha Agnes Farkasvolgyi, à partir do tema da coleção, que é o Rio São Francisco.

Chegando lá, conversei com Ronaldo sobre sua fonte de inspiração. Ele abordou a espinhosa questão da transposição do Rio São Francisco –um projeto de irrigação que pretende construir 700 quilômetros de canais até a região semi-árida do Nordeste, mas que segundo os críticos do empreendimento, vai favorecer quase exclusivamente os latifundiários, sem falar na questão do impacto ecológico e ambiental.

Mas o estilista não se restringiu à política, falou também sobre a história, a cultura e a alma ribeirinha, e como tudo isso se traduz na coleção –que vai ser desfilada só no próximo sábado, dia 21 de junho. Ah, assista ao vídeo (exclusivo!) que Ronaldo Fraga conta tudo muito melhor do que eu!

Para ver quem esteve lá, degustando o cardápio sutil e delicado que tinha moqueca com ovas de cuirimatã; gelatina de caipirinha com seviche de tilápia; sopa de curry com leite de coco e polvo; e espaguete com couve crocante, farinha de torresmo e fois gras grelhado, é só clicar AQUI.