Casa de Criadores

É muito bom ver a Casa de Criadores abrindo novamente o calendário da moda. (Os desfiles aconteceram no shopping Frei Caneca, entre os dias 28 e 30 de maio. A seguir, de 7 a 13 de junho, rola o Fashion Rio; e de 17 a 23 de junho, o SPFW. )

Depois de um período de turbulências em que o evento mudou de local e data várias vêzes, ele agora parece fortalecido com a parceria firmada nos últimas estações com o shopping Frei Caneca e a Brastemp.

Aliás, é de admirar a persistência com que André Hidalgo toca o evento há mais de 10 anos, vencendo dificuldades dificuldades de toda ordem –inclusive políticas e financeiras.

Contudo, não creio que devemos nos deixar levar pela condescendência ao julgar a Casa de Criadores ou seus participantes.

O que vi nas passarelas desta edição me fez pensar em algumas questões contraditórias como, por exemplo, o duelo entre a liberdade de criação e a necessidade de produzir moda comercial.

Se o evento se propõe a ser um celeiro de talentos, como se explica que alguns dos participantes apostem em idéias ultracomerciais, sem nada de pessoal ou inovador? Quem precisa de mais um vestidinho de malha igual a centenas que se pode comprar no Bom Retiro?

Sei que não é fácil para o estilista fazer uma coleção com recursos limitados, mas nada explica a falta de evolução de algumas marcas que não conseguem transcender o amadorismo das costuras repuxadas e, principalmente, das idéias frouxas.

Vem em boa hora, portanto, o lançamento do Concurso Ponto Zero, idealizado pela Casa de Criadores e Mercado Mundo Mix; pela Abit, Texbrasil, Apex-Brasil e Sinditêxtil. “Com periodicidade anual, o concurso é voltado aos alunos das principais faculdades e cursos de moda da capital paulista”, diz o press-realese de divulgação. Assim que possível, darei mais informações sobre o concurso.

Felizmente, há muito mais na Casa de Criadores do que os desfiles mornos que critiquei acima. Há gente experiente e talentosa, assim como novatos que, mesmo não alcançando um resultado ideal, conseguem expressar seus desejos de moda com liberdade e irreverência.

[ acima, as geladeiras customizadas pelos estilistas]

Nos próximos posts: minha seleção dos melhores momentos da Casa de Criadores!