qual o sabor da música?

 wad-rock-food-capa005.jpg

Abre parêntesis: o foco do blog é moda e tals, mas ultimamente eu ando numa fase musical, então… aí vai mais um post sobre música. Além disso, é inegável que o mundo fashion e a cultura pop se fertilizam e se retroalimentam o tempo todo. Então, sem mais sentimentos de culpa, fecha o parêntesis!

Há um tempo atrás eu encomendei, pela internet, a revista francesa WAD (we’ar different/a magazine about urban fashion & culture). Demorou quase 2 meses, mas finalmente o exemplar chegou: um calhamaço de 400 páginas, recheado de matérias interessantes, muitas das quais ainda nem tive tempo de ler. Mesmo assim, uma delas me chamou a atenção por causa do tema inusitado. A matéria  “Rock’N’Food” procura traduzir discos em comes e bebes.

wad-rock-food-1.jpg

O Nuyorican Soul de Jocelyn Brown vai bem com mojito e comida cubana.

wad-rock-food-2.jpg

Os Beastie Boys deixaram de lado os enlatados trash e viraram macrobióticos: deguste com tofu e vegetais.

wad-rock-food-3.jpg

O lance do Krafwerk é remixar (I love the Magimix), então passe tudo pelo processador de alimentos. 

wad-rock-food-4.jpg

Para cultuar o Metallica, vá de molho vermelho sobre sua carne favorita.

E a conexão entre música e comida me lembrou do livro “Mordidas Sonoras” (“Sound Bites”, o título é tão melhor em inglês!), em que o vocalista do Franz Ferdinand, Alex Kapranos, dá uma versão gastronômica da turnê mundial da banda. Os textos foram publicados originalmente no jornal inglês The Guardian. Leia um trecho, a seguir:

Café da manhã em La Manitas / Austin

“Um cowboy está parado do lado de fora do Las Manitas. Sua barba é grisalha debaixo do chapéu Stetson e dos óculos escuros imensos. Ele veste um top preenchido de maneira convincente com um espetacular par de implantes. Além das botas com esporas, a única outra peça que usa é uma sunga rosa-shoking. Também preenchida de modo convincente. Isso é Austin, e os cowboys daqui não são como os do resto do Texas. (…) No menu há huevos rancheros, chilaquiles (verdes ou rojos) e plato de chorizo. Feijão só de dois tipos: preto ou virado. Pergunto a um texano se eles comem feijão-vermelho e vez em quando. ‘Eca! Nojento!’ Feijão-vermelho parace ser uma interpretação britânica dada à comida mexicana, como sushi com maionese ou lasanha com fritas.”

E não é que o Kapranos, além de boa pinta e estiloso, escreve bem? Delícia!