no tom certo

 eltono-telhado.jpg

 Uns inauguram, uns encerram. Explico melhor:

Neste final de semana tem mais programação para quem gosta de arte, além da abertura da expo Sublime!? na galeria Emma Thomas (veja 2 posts abaixo). É que neste sábado, dia 9, rola festinha de encerramento da exposição do artista Eltono na Galeria POP/ROJO.

E para quem não conhece o cara, este texto da galeria Adesivo, de Porto Alegre –onde ele também vai expor, no final do mês–, dá uma boa noção:

“Esse parisiense radicado em Madrid é um dos principais nomes da street art mundial, por pioneirismo, abrangência e qualidade de trabalho, além de ser um dos raros artistas que consegue conciliar e integrar suas intervenções urbanas com exposições em espaços de arte Eltono, pseudônimo que utiliza desde que passou a viver na Espanha, vem de “el tono” (o tom). Como no graffiti “tradicional”, onde a assinatura do grafiteiro é a própria obra, o artista resolveu se destacar no meio do mar de nomes utilizando um ícone, o diapasão, aquele objeto de metal que vibra, uma espécie de garfo com dois dentes utilizado pelos músicos para “dar o tom” e afinar seus instrumentos. Mas a forma original do diapasão é só um ponto de partida para Eltono que, com uma técnica própria, distorce e reinventa a forma, criando labirintos geométricos cheios de sutilezas e detalhes, resultando em conjuntos visualmente instigantes que adornam e se misturam com superfícies urbanas cuidadosamente escolhidas.”

A foto acima, exibida no blog do artista, é de um graffiti feito aqui no Brasil, em Porto Alegre, entre um toró e outro. (Eta tempinho chato desse nosso verão, heim!)

Vale a pena, aliás, dar uma olhada no blog: tem coisas bem legais como os vídeos que mostram instalações/esculturas e até obras sonoras que interagem com o público. Neste aqui, as esculturas fizeram sucesso com as crianças e até com um cachorro!!!

A galeria e livraria POP fica na rua Virgílio de Carvalho Pinto, 297, Pinheiros. E a festa de encerramento começas às 17 horas.