O Diabo e a Moda

O filme “O Diabo veste Prada” acaba de entrar em cartaz. E a melhor resenha sobre ele foi escrita pelo jornalista Alcino Leite Neto, na Folha de São Paulo de hoje. Leia o artigo todo, se puder.

A questão central da crítica de Alcino é o fato de que praticamente todo o cinismo e a ironia contidos no livro foram eliminados. A diabólica Miranda, que no texto aparece como uma mulher tirânica e sem escrupulos, na tela é transformada num “modelo de perseverança e resistência. E a moda, para o filme resulta menos num alvo de ataques e mais num ambiente propício para ensinar às garotas lições de maquiavelismo.”

Mais adiante, Alcino diz que “seria preciso um realizador mais perverso para extrair do livro a carga de rebeldia que ele, bem ou mal, contém”.
Alguém como Robert Altman, digo eu. E sugiro para aqueles que quiserem conhecer o lado realmente podre do “imundinho fashion”, que assistam em DVD, ao filme “Prêt-à-Porter” realizado em 1994. O elenco, de primeiríssima, inclui Sophia Loren, Marcelo Mastroianni, Julia Roberts, Tim Robbins, Stephen Rhea, Linda Evangelista, Björk, Kim Basinger, Cher e mais uma infinidade de celebridades.

Voltando a “O Diabo veste Prada”, o filme vale pela atuação de Meryl Streep, como bem definiu Alcino: “Com suas sutilezas de uma lady, as severidades de uma puritana e os espasmos de uma sádica, Strep reúne as contradições do feminino que o filme precisa -e outras mais, que ela acrescenta, diabolicamente talentosa.” Divirta-se, então!

Acima, a cena em que a personagem Andrea Sachs (Anne Hathaway) dá a volta por cima, vestida de Chanel, bien sure!

E a nova remessa do livro, que chegou há pouco nas livrarias, foi agraciada com uma extensa revisão técnica dos termos de moda, realizada por esta que vos fala. À partir de agora, “catsuit” não é mais “roupa de gato” e sim, um macacão colante (infelizmente não temos uma palavra específica, em português, para descrever esta peça; como “leotard”, em francês). Foram páginas e mais páginas de correções, deu um trabalho louco, mas pelo menos agora a tradução faz algum sentido.


Na onda do filme, a joalheria Amsterdam Sauer resolveu lançar um pingente de ouro, no formato do sapatinho que aparece no poster do filme, com salto em forma de tridente. Um mimo que toda fashionista vai gostar de ter.