Dia Mundial Sem Carro

Dia 22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro, e  dá só uma olhada na campanha de divulgação! O garoto-propaganda é o “cara do carro amarelo”, sim, aquele figura que vira-e-mexe aparece dando pinta nas esquinas da cidade, vestido com paletós espalhafatosos que, segundo a lenda, são confeccionados pela esposa. Sensacional!

A data foi instituída inicialmente na França, em 1997. Aqui no Brasil, acontece desde 2005 por iniciativa da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente “com o objetivo combater a poluição do ar, a emissão excessiva de gases efeito estufa, e estimular a adoção de políticas públicas de transportes coletivos de boa qualidade e o uso de modos não motorizados de transportes”.

É claro que um dia de campanha é muito pouco para despertar a consciência ecológica das pessoas. É mais irrisório ainda, quando se pensa na precariedade do transporte público, na lentidão da implantação do metro e na falta de ciclovias na cidade. Mas é uma boa desculpa para deixar o carro em casa, neste sábado. Vamos? Sem paletó amarelo, tá!

via Sampaist