Barbie, do pretinho básico à nudez, passando pelo mundo geek

Recentemente, esbarrei em várias notícias envolvendo a boneca mais famosa do mundo, precursora da Paris Hilton no quesito loira fashion. Numa questão de semanas, a Barbie apareceu arrecadando fundos para uma entidade de moda, virou engenheira de computação, se livrou da roupa e da aura de santinha e, no final, acabou desmembrada para virar bijuteria. É interessante pensar no que essas representações nos dizem sobre o mundo de hoje. Vejamos…

A Barbie aderiu ao mandamento fashion que diz que toda mulher precisa de um vestidinho preto básico.  A Matel, fabricante da boneca, em parceria com o CFDA (Council of Fashion Designers of America), criou uma coleção de 12 bonecas, únicas e exclusivas, com roupas e acessórios desenhados por estilistas famosos, como Issac Mizrahi, Betsey Johnson e Deborah Lloyd da grife Kate Spade, entre outros.

As bonecas foram leiloadas pelo eBay no período de 28 de janeiro a 7 de fevereiro, e todo o dinheiro arrecadado será destinado às iniciativas educacionais e ao programa de bolsas de estudo do CFDA. Confira, abaixo, os modelitos da Barbie.

Na minha opinião, alguns looks ficaram bem duvidosos, como o da Betsey Johnson (uma estilista de quem nunca gostei, aliás) que mais parece um bambolê gigante, e o de Tory Burch, tipo perua rica com estola de peles. Isso sem falar que a estilista Rachel Roy deve ter um tipo novo de daltonismo, já que sua Barbie usa um “pretinho” que é turquesa e amarelo!!! Mas como a causa é nobre, espero que a arrecadação tenha sido boa.

[slideshow id=47]

via Luxist

Outra novidade recente é que a Barbie agora se aventura numa nova profissão: engenheira de computação. Detalhe, a escolha da nova atividade profissional foi feita através do Twitter e do Facebook, onde a boneca pediu sugestões aos seguidores. Abaixo, você confere a Barbie geek, que veste blusa estampada com código binário, legging cintilante e acessórios pink.

via Likecool

Mas se você prefere algo mais “adulto”, pode encontrar no livro Bad Barbie do fotógrafo norte-americano David Levinthal, que mostra a boneca nua, engajada em várias situações sexuais. Hummm… Quem nunca brincou com a Barbie e o Ken que atire o primeiro cinto de catidade. Eu me lembro muito bem de ter imaginado uns roteiros calientes, quando era menina…rsrsrs.

Beiram o bizarro, mas são muito interessantes, as bijuterias criadas por Margaux Lange com pedaços de Barbie, prata e resina colorida. Colares, anéis, pulseiras e broches mostram boquinhas, pernas ou braços, que dependendo da composição, assumem um caráter romântico, gráfico ou macabro. A motivação da designer, no entanto, é reutilizar esses elementos industrializados de modo artesanal. Preços por volta de 170 dólares, no Etsy.