Oficina de sensações

A esta altura, acho que muita gente já se habituou a ver aqui, às sextas-ferias, a coluna Tesouros Sem Frescura de Liliane Oraggio. Acho até que tem gente que espera ansiosamente (como eu!) pelos textos preciosos, inspirados. E desta vez, ela fala de um workshop capaz de trazer à tona o brilho eterno de algumas mentes criativas. Conta tudo, Lili!

De dar água na boca e nos olhos

Agora estou de olhos fechados. Sim, vou fazer este post na escuridão, pálpebras cerradas, luzes apagadas, apenas sentindo as teaclas coordenadas com o movimento apreendido dos meus dedos. Não vou corrigir erros de grafia ou pontuação, a mente do leitor vai complear facilmente as frases. Por favor, estou compremetendo a minha correção joornalística com a intenção de que as imperfeiçoess aqui serem aceitas, como parte intrínseca do caminho até o novo, até o que não existe ainmda. não serão erros, apenas experiencia. Combinado?Vamo? Isso faz sentido depois da tarde inusitada que vivi na ultima quartafeira (ja não lembro onde é o hífen]…

[nggallery id=42]

A Designer mineira Mary Arantes, que faz as bijoux mais doces e cativantes que eu conheço, coordennou a oficina Comer com os Olhos, no Zigue*Zague, evento paralelo ao SpFAshion Week. Comer com os olhos também foi o nome de sua ultima coleçao que exaltou os cinco sentidos: “A minha arte sempre reinventa outras artes. Fiz uma longa pesquisa sobre olfato, tato, paladar, audição e me dei conta do quanto a nossa cultura prioriza a visão. Aí ser fez necessário aprender com os deficientes visuais como é viver sem enxergar, sentir sem ver”, diz ela a platéia de vinte eicnco pessoas, reunidas em torno de uma távola quadrada. O convite era para que todos se fartassem com certas misturas, pois Mary faz bijous juntando pérolas com folhas de louro, cordões de cetim com anis estrelados, macarr~~ao e fios de seda, biscoisto de polvilho e veludo, nozmoscada com voal. Numa alquimia de formas, cheiros e texturas.Todo esse material irresistível estava a disposição, para que cada um de nós  se servisse a vontade e degustasse produzindo colares, pulseiras, anéis. “Não vou ensinar nada. Cada um de voces já é criativo e vale a experiência. ”, disse a anfitriã.

Entre os participants havia trêss mulherees , deficientes visuais,  da Associação dos Deficientes Visuais e Amigos, feras no Braille e na vida cheia de superações. “Eu não entendo o que é o azul petróleo. Só enteendo os azuis comparados com aquele que eu conheci. E para mim petróleo é preto”, disse a Yacopina a mais falante do trio. “Quando já estou acostumda com a roupa fica fácil combinar as cores e os modelos, mas quando é roupa nova leva um tempo para decorar”, contou ela ao estilista Geraldo Lima, que fez da relaçao da cegueira com a moda o tema de sua tese de mestrado. Vera Lúcia tateou os bowls cheiso de contas e outras delicias e logo escolheu as estrelas de anis e os canutilhos de canela , sentindo cada peça antes de resolver a orndenaçãoop.  e, numa excitação de criança fazendo traquinagem , dizia. “ Nossa, olha, que bonito”, assim via s em ver e com muito a destreza ia juntandoos fragmentos do seu colar amoroso. Yacopina preferiu os cordões de cetim, marroons e com aajuda do Geraldo passou por todas as encruzilhadas da sua invenção tateada. Não que ela não soubesse tudo, a maneira ágil e precisa com que construiu a seqüência da sua obra primeira foi incrível. De seus dedos foi surgindo o cordao trançado com o que há de mais poético na regularidade, na repetição dos padrões. “É só fazer o esquema mental e seguir a senquencia”, disse assim como sefosse coisa simples…

[nggallery id=43]

Esse segredo tao fácil de ser desvendado por Yacopina, foi o desafio aceito por Claudia, que enxerga e muito bem. A moça foi a unicca da sala que se aventurou a abandonar o mundo visual,e, de olhos vendados, pela própria Mary, seguiu o caminho do mistério. “Quando veio o escuro fiquei toda arrepiada, me deu um frio por dentro, achei quenao ia conseguir. Tinha que prestar atençao dobrada  , fiquei perdida e tive que ir mais devagar. Fui me acostumando, fazendo as amarrações  e fui me acalmando”, conta ela depois de concluir o colar compotso de cordös e pedaços de voal.

Em alguns momentos, a concentração era absoltua, o silëncio se instalava como se fosse o alimento insubstancial que acompanha os flashs da criação, feita de muiotas, muitas escolhas e hesitações.

“continuo de olhos fechados, telcando…, agora me preoucpo se errei muito.

Na hora do workshp eu fiquei mesmo de olhos bem abertos, fotografando tudo, como se fosse possível registrar a ternura da Mary ao ensinar, literalmente, os segredos de suas receitas enviezadasL “ os cordões sãoo feitos de cetim barato, mas fica asism quando é cortado de viés. Isso faz toda a diferença”. Informação quentinha, de bandeja pra quem ouviisse.

Também fiquei de olho na alegria dos jovens estilistas, que mexiam com o matedrial inusitado e iam na liberdade  ação tecendo acessórios onde cabia cor, variações  em série , no sabor do acerto e erro.

E tinha uma figura que me fez agradecer o prazer que é olhar. A japonesa Miki, artista plástica, escritora, bonequeira e inventora de mil e uma delicadezas, vestia com uma capa de renda azul birlhante que, por incivel que pareça, combinava perfeitamente com uma tiara de plumas salmon, claro, inventada pela Mary. E os óculos? E os sapatos? E o sorriso de timidez de sol nascente. Um deleite de visual retrô borbulhante… Das mãos dela vi nascer uma coleção de anéis: em mintuos fez meia dúzia de lindezas, com nós, perolinnhase uma pitada de … cola quente: “Cola quente é tudo! Foi a Miki quem me ensinou a \\que pano também pode adorar adornar as mãos.  Passamos a tarde nessa nutriçáo esbanjada, de muitas descobertas, implícitas e explicitas,. Além do que fizemos, la mesmo já começou  o processo de querer mais. Era Gula pelo criativo!~~> Yacopina, Vera Lúcia e Sandra terminaram a tarde reluzentes, elas mesmas eram as jóias enfeitas por suas bijxous. E juntos estávamos na comunhado da refeiçao bem preparada, em décadas de prática e apuro da mestre -cuca (naada fresca) Mary.

Ainda continuo escrevendo     de olhos fechados… o lfuxo de pensamentos traz de volta os gestos das tantas mãos, atiçadas pela textura dos fios, pelo perfume da lavanda d ,  das especiarias. Enqautno digito, graças a deus fiz datilografia quando era menina,  no escuro, me embreago com todas as sesaçoes brotadas frescas naquela sala sem janelas do Museu Arte Moderna de São Paulo.

[nggallery id=44]

Antes de sair, como tenho sangue caipira também, resolvi fazer um farnel, pra levar do que tinha de melhor e lembrar do banquete já quando ele não mais existisse. Recheei um pedço de voal com um pouco de cada iguaria:  caprichei na quantidade lavanda e nas perolas grandes, um cordao fúcsia, um encarnado, linha seda e forminhas de metal. O colar que eu fiz também foi pro pacote que amarrei com fitas azuis e verdes. Quando saímos, aalma a estavva macia e doce pela sobremesa que foi tudo, do começo ao fim… Voltei pra casa num contentamento infantil abri o farnel e fiquei lá … degustando, agora no silencio, agora já conhecendo  o que no mesmo dia de manha era mistério. Fiquei até as duas da madrugada trabalhando em um anel decetim cor de coral, com perolinhas e muitos arremates… pensando em como fazer este post. AS duas da manhã fui pra cama. Lembrei que não tinha comido nada desde o almoço. Não precisava… acho que isso deve ser parecido com a quela historia de so se alimentar de luz… Peguei no sono com  a gratidão por compartilhar de tanta riqueza ã mesa, e ã moda da Mary.

Agora, já quase meia-noite do dia seguinte, enquanto estou digitando esse texto minhas pálpebras descansam e só as imagens de dentro tomam conta. nesse ver o dia pelo avesso , fico com água na boca, com águanos olhos e agradeço de novo. Santa Luzia passou por aqui, toda enfeitada, com seu cavalinho comendo capim!

Por Liliane Oraggio

Tem mais fotos nesse álbum, AQUI