Gerador Automático de Críticas de Desfile

Por falar em crítica de desfile, se tem alguém que eu admiro, como jornalista de moda, é a Regina Guerreiro. Este post é dedicado a ela.

Deus salve a Regina!

Eu confesso que quando era mais nova, mais inexperiente e mais arrogante, achava os textos dela muito afetados, com as alfinetadas que pareciam dardos envenenados, cercadas de “uiuiuis” e “queridinhas”, por todos os lados. Aos poucos, fui me dando conta do tamanho da sua expertise, do tanto de talento e coragem que havia ali. Não era preciso concordar com sua opinião para me deleitar com os textos.  Regina Guerreiro construiu uma persona e uma  linguagem inigualáveis.

E nestes tempos bicudos, de mercado em crise e clientes inseguros, passei a admirá-la ainda mais. Com a internet e os blogs, todo mundo passou a ter plataforma de comunicação, mas falta culhão, falta independência para “chutar canelas”, sob pena de perder os jobs escassos e os assentos numerados nas primeiras filas de desfile.  E a imprensa oficial, como todo mundo sabe, sempre teve o rabinho atado a anunciantes e interesses comerciais.

Mais do que nunca, nessa era de overdose visual e confusão conceitual, sinto falta de um olhar afiado, uma ironia fina, um humor mordaz. Do tipo que Regina Guerreiro tem nos proporcionado, há muitos anos.

Quem mais poderia ter escrito, muitas “saisons” atrás, algo que parece tão óbvio e significativo, hoje?

“Talvez seja porque o mundo now exija uma overdose criativa que ninguém agüenta. A moda deveria ser uma conseqüência direta da vida e da evolução do mundo, em termos de necessidades, em termos de desejos. Mas lugar nenhum muda de comportamento a cada seis meses, certo? Aiaiai, nunca a palavrinha “moda” foi tão falada, endeusada, bem agora que está tão frágil, completamente vazia dela mesma. Já embabadaram, já arrancaram os babados, já encompridaram, já encurtaram, já decoraram, já minimalizaram, já “fecharam”, já decotaram, e assim por diante… Não sei quantas vezes na minha vidinha-fashion já li títulos babacas, tipo “a mulher agora está mais feminina”, ou “a moda está mais sexy do que nunca”, etc., etc…. Uiuiui, que tédio. Cadê a emoção? Não acontece. Cadê o look revolucionário de Courrèges? Cadê os tecidos plissados à prova d’água que Miyake inventou? Cadê o luto-fashion que os japoneses impuseram?? Tudo – parece – já passou. Os estilistas agora viraram business-men… Ou, então, será que foram os business-men que viraram estilistas? Claro, existe a turminha da “resistência”, mas – tadinhos – sobreviver é difícil. Fazer o quê? A tal da “moda” se repete, a tal da “moda” enlouquece… “
Regina Guerreiro na Caras, falando da coleção Fall 2007 – 2008 de Jean-Paul Gaultier.

Por isso, em homenagem a ela, apresento o Gerador Automático de Críticas de Desfile a la Regina Guerreiro.

É só clicar no link: http://www.modasemfrescura.com/gerador-de-critica, preencher os campos em branco e ler uma crítica a la Regina Guerreiro, personalizada!  “Vai, queridinha, circulando, circulando!”