fábulas da moda e do mercado

Parecia um conto de fadas fashion: algumas marcas, charmosas e bem sucedidas, estavam cansadas de ficarem sozinhas, dando duro para se manter sempre à frente dos concorrentes. Eis que surgiram no horizonte, como nobres cavaleiros, grandes grupos investidores dispostos a capitalizá-las e fazê-las crescer. Celebraram-se os casamentos.

Tempos depois… descobrimos que a lua-de-mel não foi lá essas coisas e que o tesão durou pouco. Marcelo Sommer foi o primeiro a deixar o recinto. Depois, tivemos a saída de Tufi Duek do comando criativo das marcas Forum e da Forum Tufi Duek, que passaram a ser gerenciadas apenas pelo grupo AMC Têxtil. Em seguida, foi a vez de Amir Slama anunciar que estava deixando a Rosa Chá, depois de um período de parceria com a Marisol.

Como na época em que o desquite era um verdadeiro escândalo e condenava o casal (e a esposa, principalmente) à Sibéria social, ninguém toca no assunto. Nada se explica e cada um vai para o seu lado, assobiando baixinho uma canção triste.

Mas a pergunta que não quer calar é: quais são, afinal, as diferenças irreconciliáveis entre o lado criativo e o financeiro? Por que a fórmula tem dado certo no exterior e aqui no Brasil a coisa emperra?

Uma pessoa com quem conversei, que conhece o assunto e pediu para não ser identificada, disse que há um desnível muito grande entre os criadores e o empresários. “Os investidores brasileiros precisam evoluir muito para chegar ao nível dos estilistas”, alfinetou. Falta visão? Falta cultura de negócio de moda? Falta o que?

Quando alguém vai responder a estas perguntas, para que se inicie uma discussão séria e produtiva que possa levar a um amadurecimento e a uma solução?

Enquanto as respostas não vêm, vamos passear no bosque, vendo estas imagens antigas, do catálogo da Forum de 1991, que encontrei no meu acervo.

forum-91a

forum-91b

forum-91c

forum-91d

Peço desculpas pela qualidade precária das imagens. Tive que fotografar o catálogo com condições de luz pouco adequadas.

Ficha técnica:
Criação: Tufi Duek, Miro e Zezé Brandão
Design e direção de arte: Robert Bergman-Ungar
Fotos: Miro
Produção: Forum
Coordenação executiva: Tania Otranto
Cabelo e maquiagem: Fábio Namatame
Locação: Luis N. Passos

Logo mais será veiculada a nova campanha da Forum, com fotos de Terry Richardson e styling de Paulo Martinez, e será interessante comparar o passado e o presente…