nota triste

 nagi-noda-retrato.jpg

Outro dia mesmo eu postei, aqui, algumas fotos do trabalho da artista japonesa Nagi Noda, mostrando suas esculturas de cabelo. Pois acabo de receber a notícia de que ela faleceu no último domingo, dia 07/09/08, aos 35 anos de idade.

Segundo o site Creativity, a causa da morte, apesar de não ter sido especificada, teria relação com seqüelas de uma grave acidente de carro sofrido no ano passado.

Entre suas obras mais conhecidas, figuram vídeos para o Scissor Sisters, Coca-Cola e Nike; além do impagável clipe de fitness em que a professora Mariko Takahashi se exercita com um bando de poodles.

Ainda no site Creativity, uma declaração de Sheila Stepanek, agente da artista, diz que ela teria falecido usando “seu vestido Mark Ryden, botas Chanel, e maquiagem impecável com cílios postiços de Viktor & Rolf .”

E eu confesso que fiquei desconcertada com tamanha estetização da morte… Mas, no fundo, talvez isso faça sentido. Nesta época de culto à etena juventude, não pensamos na morte em geral e muito menos na nossa, em particular. Mas se você soubesse que iria morrer, não gostaria que fosse em grande estilo?