fashion marketing dia 1

 fashion-mkting-logo-p.bmp

O dia começou com o “choque anafilático” causado por acordar cedo, a tempo de vestir algo apropriado para um encontro de fashionistas, atravessar a cidade e me apresentar para o credenciamento no Fashion Marketing às 9 da manhã. Por algum motivo, tudo o que consigo pensar, nesse horário da “madrugada”, é em motivos para voltar para a cama!

Gloria Kalil abriu o evento chamando ao palco os srs. Miguel Jorge –ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior– e Rafael Cervone Netto–presidente do Sinditêxtil. Ambos fizeram discursos que me pareceram burocráticos, prometendo incentivos e capacitação para que o setor têxtil nacional possa se desenvolver e enfrentar a concorrência insana que vem dos países emergentes como a China e a Rússia.

Não entendo nada de política de exportação, nem dos complexos problemas da cadeia produtiva têxtil, que fique claro, mas tenho a impressão que COMEÇAR a se preocupar com a ameaça asiática agora, é um tanto tardio. Sabe aquele momento em que o mar recua antes do tsunami? Fiquei pensando se a moda brasileira não está exatamente neste ponto. Vai ter que correr, é certo. Pode ser que se salve, mas o estrago vai ser grande de qualquer jeito. Ou vai ver eu sou muito alarmista, sei lá.

Graças a deus, depois disso entraram os garotos do projeto Arrasta Lata e fizeram um boa batucada para nos tirar do torpor. 

A seguir, Gloria Kalil fez uma retrospectiva das premissas das 3 edições do Fashion Marketing:

Em 2006, o tema partiu da provocação: “A moda brasileira brilha mas não vende”.

Em 2007: “Os italianos têm design, os franceses têm marca, os americanos têm mercado interno, os chineses têm preço. E nós, o que temos?”

Agora, em 2008, a questão evoluiu para: “Como fazer a criatividade brasileira virar lucro?”

Parece que a resposta para esta questão passa pela tendência da vez na área dos negócios –sim, até os negócios estão sujeitos a modas e hypes!–, as FUSÕES e os GRUPOS DE INVESTIMENTO.

zegna-ad.bmp

É curioso, então, que o próximo palestrante tenha sido Ermenegildo Zegna, integrante de uma empresa familiar com quase 100 anos de tradição. O CEO da marca nos contou os fatos básicos sobre a criação, os valores e os conceitos que fizeram da Zegna uma das grandes grifes masculinas no segmento de luxo, com mais de 500 lojas espalhadas pelo mundo.

[Por falar nisso, amanhã será inaugurada a primeira flagship store no Brasil, na rua Haddock Lobo, no Jardins.]

Entre os pilares que sustentam esse sucesso, il signor Zegna destaca a necessidade de conhecer e ouvir o cliente. “Não é FINGIR que ouve o cliente”, enfatiza.

Outro ponto importante é o alcance global. E ele nos informa que a empresa foi pioneira na China, onde se estabeleceu em 1991, quando todo mundo dizia que era uma loucura, que não havia nada lá. Zegna admite que no início os negócios não foram bem, que eles perderam dinheiro, mas perseveraram porque tinham um projeto de longo prazo e acreditavam no potencial de crescimento daquele mercado. BINGO! Quem dera o governo brasileiro tivesse uma pequena parcela da visão estratégica que esta empresa tem!

Na seção de perguntas feitas pela platéia surgiu o questionamento sobre a possibilidade do lançamento de uma linha feminina. Ermenegildo Zegna deixou claro que, se isso acontecer, será somente durante a gestão da próxima geração familiar. Pelo jeito, nada de grupos de investimento à vista.

“O mais importante é manter o foco, conhecer as próprias limitações e ficar atento às oportunidades”, diz. É um conselho sensato, pode ser aplicado a qualquer coisa, na verdade.

Curiosidade: quando Ermenegildo Zegna responde a uma pergunta sobre o problema da falsificação de produtos, afirma que já foram apreendidas quantidades enormes de tecido (algo como 10 mil jardas), feitos na China ou Rússia. Segundo ele, na India não acontece o mesmo. Isso me deixou intrigada…

Para finalizar: uma boa parte da apresentação histórica da grife pode ser conferida no site da Zegna.

[É hora de dormir, amanhã tem mais Fashion Marketing e…vai ser aquela luta levantar da cama. Mas depois eu conto o resto!]

Durante todo o evento, vou continuar postando flashes e notícias no Twitter. Quem quiser pode me acompanhar checando as mensagens que aparecem na barra lateral, ou através do endereço: http://twitter.com/modasemfrescura

Até já!