cada boné uma sentença

 bone-festa.jpg

Na semana passada, a New Era, uma das maiores fabricantes de headwear no mundo, organizou no DuplexClub, aqui em São Paulo, a primeira Cap Night do Brasil. O convite da festa especificava que o dress code (traje) deveria incluir boné. Eu não pude ir,  por conta de compromissos profissionais, mas pedi para o meu amigo Glauco Sabino, do blog Descolex, conferir a noitada e escrever um post sobre este ícone da cultura urbana: o boné. Fala aí, Glauco!

“Nos EUA a cultura do boné tão forte que este tipo de festa é super comum. No começo, as baladas eram restritas às universidades. Mas, em pouco tempo, a onda chegou à Hollywood. E sabe qual é uma das marcas preferidas pelas estrelas (principalmente os artistas de hip hop)? A New Era.  Criada nos Estados Unidos em 1920 pelo alemão Ehrhardt Koch, a grife ganhou notoriedade pela fabricação de bonés premium. O salto para o sucesso foi, sem dúvida, as bem-sucedidas parcerias com as ligas profissionais norte-americanas de Baseball, Basquete e Hóquei.

Aqui no país, a New Era chegou há poucos meses por meio de uma parceria com o estilista Marcelo Sommer, que colocou os bonés nos desfiles das marcas AfroReggae e Do Estilista no último SPFW. Enquanto rolavam os desfiles, os bonés chegavam às principais lojas do Brasil. A coleção atual apresenta cerca de 1.200 modelos divididos entre várias linhas, identificadas como “Gold”, para as lojas de moda e “Blue”, para as lojas de esporte. Além dos bonés licenciados pelas ligas, são lançados diversos modelos diferentes anualmente, dos tradicionais esportivos aos bordados com linha metálica e cristais para usar na noite. 

bone-cristais.jpg

O modelo cravejado de cristais, que aparece ao fundo, sai por R$ 2.400 

Já faz um tempo que usar boné deixou de ser coisa restrita aos skatistas ou à dias ensolarados na praia. O acessório, que tem a cara das ruas, faz, hoje, a cabeça dos mais variados tipos de pessoas… Cada grupo, claro, seguindo um estilo. Já reparou?

bone-rave.jpg

Nas raves de psytrance, faz o par perfeito com os indispensáveis óculos escuros. (Tribe Ribeirão Preto. Crédito: Duzzek Alves) 

bone-emo.jpg

Emos também adoram um boné… Principalmente se ele for quadriculado. 

bone-chav.jpg

Na Inglaterra, os chavs são identificados pelos bonés xadrez falsificados da Burberry. Detalhe: como ser chav não é nada bacana por lá, diz que a grife até registrou queda nas vendas de produtos com a padronagem estampada.   

bone-mano.jpg 

O pessoal do hip-hop e do skate curte mesmo a aba reta, virada para o lado

bone-meninas.jpg 

Já as meninas costumam gostar de modelos mais variados e femininos, é claro. Como esse de crochê e esse de couro.  

 bone-drag.jpg

E até as drags e performers têm seu jeito especial de usar o acessório. Na foto, Marcelona. 

Se eu quisesse, essa lista poderia ser bem maior, o que prova que os bonés são realmente democráticos e fazem o gosto de muita gente. No orkut, por exemplo, são mais de mil comunidades com o termo “boné”. Muitas, expressando todo o amor das pessoas pelo item. Outras, como a “Mulher de boné é frentista”, mostrando que nem são todos que gostam da moda. 

E vc? Como usa o seu boné?”

por Glauco Sabino/Descolex