A flor do abacate

Recebi hoje, pelo correio, o catálogo precioso da marca Mary Design,  que faz as bijuterias mais encantadoras do mundo. A coleção, intitulada “A Flor do Abacate”, presta homenagem a Guignard, pintor importantíssimo na década de 20 e 30, ao lado de nomes como Cândido Portinari e Ismael Nery.

guignard004.jpg

“Festa de São João” de Guignard

O artista fluminense foi para Minas Gerais na década de 40, a convite de Juscelino Kubitschek, para dar aulas no recém-criado Instituto de Belas Artes, em Belo Horizonte. Apaixonou-se pela paisagem mineira, pelo mar de montanhas, pelo céu repleto de nuvens e balões. E foi ficando por lá.

guignard-baloes018.jpg

Dizem que costumava começar suas aulas assim: “Minhas senhoras e meus senhores: hoje vou apresentá-los ao amarelo.”

guignard-amarelo008.jpg

Quando Guignard voltou da Europa em 1929, passou a dar um curso particular de pintura. As aulas aconteciam numa casa que havia abrigado o cabaré A Flor do Abacate. Foi daí, dizem, que Manuel Bandeira tirou a idéia de batizar o curso de “A Nova Flor do Abacate”. 

guignard-flor-abacate015.jpg

A flor do abacate, aliás, se distingue por ter os ambos os órgãos, feminino e masculino, e por florescer por apenas 2 dias.

guignard-detalhe-flor-abacate016.jpg

“Guignard traduziu em traço e cor o seu mundo interior, particular e único. Um belo mundo tanto na dramaticidade de seus santos flagelados quanto na exuberância de suas flores e na delicadeza de suas cidades imaginárias.” Priscila Freire, diretora Map

Fotos do catálogo: Gustavo Marx/Produção de moda: Mariana Sucupira/Beauty: Léo Caffé

Mary Design: mary@marydesign.com.br

Museu Casa Guignard: rua Conde de Bobadela, 110, Ouro Preto, MG