Ouça esta roupa

No último SPFW, fiz um post relacionando a coleção da Vide Bula e o som do Klaxons, porque ambos têm elementos da estética new rave. Várias pessoas comentaram, na ocasião, que achavam esta conexão interessante. E é mesmo. Tanto a moda, quanto a música, são capazes de refletir e definir o mood de uma época.

Desde os meus 13 anos, quando descobri que existia um tipo de música que os meus amigos mais velhos chamavam de “música não comercial”, comecei a apurar os ouvidos e a ficar atenta a tudo o que rolava na cena musical alternativa.

Nos anos 80, a importação de discos de vinil era nula, no Brasil. A melhor loja de música pop, que trazia (de contrabando, é claro) tudo o que era lançado em Londres e nos EUA, era a Bossa Nova Discos, no centro. Chegavam 2 ou 3 exemplares de cada disco, então era preciso amanhecer na loja para comprar, digamos, o disco de estréia dos Smiths.

Mas todo este assunto começou porque hoje eu recebi uma notícia bem legal que também envolve moda e música. A loja  UMA Raquel Davidowicz, na Vila Madalena, está vendendo uma seleção de cds incríveis, selecionados pelo DJ Hisato.

Tem desde “The Man Who Sold the World”, terceiro disco de David Bowie, lançado em 1970,  até “Back to Black” da nova diva jazzística Amy Whinehouse. Tem “Twelve”, lançamento recente em que Patti Smith faz covers de Stones, Nirvana e Doors. E tem ainda”The Reminder” da banda canadense Feist, para quem prefere um som mais leve, mais alegrinho. A lista continua, mas você vai ter que ir lá para descobrir: rua Girassol, 273, tel. 11 3813 5559.

Enquanto isso, confira a versão de Patti Smith para o clássico do Nirvana, “Smells like Teen Spirit”