Moda e literatura

A VINGANÇA DOS NERDS
(a foto ao lado, e a outra, abaixo, são de autoria de Paolo Roversi, meu fotógrafo favorito. Foram publicadas na Vogue UK)

Acordei com “espírito literário” hoje, com vontade de falar um pouco sobre texto e não imagem.

Quando eu era pequena os professores costumavam elogiar minhas redações. Eu achava que escrever era fácil e na adolescência, cheia de arrogância hormonal, decidi que seria poeta ou escritora. Desisti ao ler “Água Viva” da Clarice Lispector, porque percebi que escrever era coisa de profissional, não bastava sofrer e usar expressões bonitas. Pelo menos, me tornei uma leitora mais ou menos dedicada.
Atualmente, as pessoas têm cada vez menos tempo e disposição para ler. Tudo gira em torno de imagens momentâneas, celebridades, escândalos-relâmpago. Uma chatice!

Então adorei receber esta notícia: a marca de moda feminina MADALENA, de
Carol Martins, acaba de lançar uma coleção inspirada no livro de contos “Deles e Quase o Resto”, da escritora Cristiane Lisbôa. Ainda não vi a coleção, mas sei que as peças são numeradas e vêm acompanhadas por um livro de contos inéditos. Leia abaixo alguns trechos do livro:

“Truque. No meio da festa barulhenta, eles se olhavam de longe e imediatamente fazia um silêncio de estrela cadente caindo em câmera lenta no céu de julho.”

“Sylvia nunca apanhou de um homem. Não tem estrias e sabe programar o vídeo. Quando pinta as unhas de vermelho-sangue, dá-se o luxo de não lavar a louça. Aos domingos, tira o coração do peito e dorme vazia. Gosta mesmo é de atear fogo em aranhas caranguejeiras e ver como elas seguem caminhando até morrer. Uma vez, amou tempo suficiente para doer muito. Mas não lembra disso quando sorri.”

“Óbvio. Alguém com olhos de terremoto como aqueles não tinha mesmo como ficar pra sempre.”

A Madalena fica na Galeria Ouro Fino, r. Augusta, 2690, 3º piso, tel. 11. 3898-1838. Para saber mais sobre Cristiane Lisbôa, acesse: http://cristianelisboa.zip.net

PIAUÍ É AQUI
Outra boa notícia, para quem gosta de ler, é o lançamento da “revista piauí” (assim mesmo, em minúsculas), idealizada por João Moreira Salles e um time de feras como Luiz Schwarcz, Mário Sérgio Conti, Marcos Sá Correa, Dorrit Harazim e Xico Vargas, entre muitos outros.
Eles não sabem bem porque escolheram o nome “piauí”, mas prometem “explicar o que teima em permanecer obscuro” e otras cositas más, que você pode descobrir no editorial da publicação, que consta no site
http://www.revistapiaui.com.br/

E os fashionistas não podem deixar de ler, nas páginas da piauí, a matéria de Danuza Leão sobre o estilista Guilherme Guimarães, intilulada “O cheiro de cimento me inebria”. Com seu texto delicioso, Danuza descreve uma visita ao luxuoso apartamento do estilista, relembra toda sua trajetória e expõe sua personalidade contraditória. IMPERDÍVEL!

Conheci Guilherme Guimarães nos anos 80, mas de passagem. Naquela época ele ainda era estilista da Dior no Brasil, e eu produzi duas publicidades para a marca. Lembro que tinha um gênio forte e era ríspido. O perfil traçado por Danuza parece fazer muito sentido.