Siga aquele link –> Ricardo Hantzschel

Meu link de hoje é sobre o fotolivro Sal do fotógrafo Ricardo Hantzschel, lançado há pouco no Festival de Fotografia de Tiradentes, e ganhador do prêmio Marc Ferrez de Fotografia 2014.

As fotografias, belíssimas, foram captadas por Hantzschel em salinas na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, ao longo de anos. Depois, as imagens foram impressas utilizando uma técnica antiga conhecida como papel salgado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Assim, o mesmo sal extraído das salinas, que marcou a pele dos trabalhores daquele ambiente hostil, deu vida às imagens impressionantes. Nas palavras de Paula Braga, que assina um dos textos do livro:

Nas paisagens feitas nas salinas de praia Seca e Arraial do Cabo, Hantzschel achou um mundo que também é mais matéria do que imagem, mundo áspero, dos homens de pele ressecada, um real a que teremos cada vez menos acesso, à medida que viraremos digitais, em alta definição e baixa realidade.

E de lá mesmo pegou a saca de sal usado no processo de impressão da imagem no papel pincelado com gelatina e prata. Feitas com o sal que retratam, cada uma dessas fotos tem o tempero do real, pitadas daquilo que representam salpicadas na matéria da qual são feitas.

LINK –>

Saiba mais sobre Ricardo Hantzschel e as fotos do livro Sal, abaixo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *