O fio da meada de Helen Rödel

Nas mãos da estilista Helen Rödel –especializada em trabalhos manuais como crochê e tricô– o fio e o pensamento se entrelaçam, tecem reciprocidades e belezas para o corpo. Das laçadas concentradas, pacientes, brotam pontos pipoca que possuem a simetria das células, a textura das paisagens vegetais. Impossível não se encantar com a poesia que se materializa em forma de veste, de rede, de trama.

Franjas de canutilhos fulguram. Esculturas de madeira, semelhantes a vértebras –feitas pelo artista plástico Mauro Fuke– adicionam significados. A vida e a criação se fundem. O estímulo das cores segue uma lógica concretista. Surge a imagem de uma Lolita neotropicalista. Emocionante!

Mais detalhes no belíssimo vídeo sobre a obra Estudos MMXI, de Helen Rödel, que foi apresentada no evento Dragão Fashion de Fortaleza, em abril de 2011.

“A feitura das peças requer muita energia e concentração. É como se o cerebro se dividesse em dois. Sendo que uma parte coordena o tecimento, e a outra, a livre fruição do pensamento. Eu gosto de pensar nessa quantidade de pensamentos e ideias que habita cada ponto tecido.” Helen Rödel