Estreia da nova coluna: Tesouros sem Frescura

Hoje, como parte das mudanças anunciadas no blog, tenho o prazer de apresentar a mais nova colunista do MSF: Liliane Oraggio, jornalista colaboradora de diversas publicações nacionais de grande tiragem. A moça, cheia de talentos, roteiriza, reporta e edita; escreve e fotografa; borda e tricota (com fios e palavras). Não suportou a Faculdade de Psicologia, mas não desistiu de entender a psique humana. Está realizando a formação no Laboratório do Processo Formativo e no Projeto Humanitas (Acompanhamento Terapêutico), em São Paulo.  Conta tudo Lili!

liliane2

Esta coluna, batizada de Tesouros sem Frescura, surge do desejo de fazer uma profundo Feng Shui na minha gaveta de jóias. Sim, quero por na roda gente brilhante que passa no meu caminho, idéias preciosas que chegam aos meus ouvidos, conselhos de ouro das várias sabedorias que nutrem o mundo. Enfim, um mix das descobertas que vou fazendo enquanto circulo pelo jornalismo, pela literatura, pela psicologia e pelas tantas redes em que navego. Enfim, quero compartilhar a papa finíssima que a vida me dá todos os dias.

Papa Fina

bicho-da-varanda

Começo, então, esta coluna, perguntando: quem foi o estilista que rabiscou o modelito desta figuraça?
A natureza é estilista talentosa e organizou muitas moléculas para dar origem a este ser que veio desfilar na varanda aqui de casa, com direito a uma paradinha para fotos e néctar de laranja.
Os pompons nas antenas em curva perfeita, a cor do corpinho e toda a ginga pra se manter na borda da fruta me encantaram. E para completar, ele voa!
Bateu as asinhas e nunca mais… quem souber o nome da criatura, por favor, me diga.

Pão com Intenção

O Sítio Sertãozinho fica a cinqüenta minutos de Belo Horizonte, na Serra de Moeda.
Na casa completamente cercada de flores, vive a Maguidala Guedes, herborista e curadora.
Entre as muitas práticas de cura que acontecem nesse lugar especialíssimo, o Ritual do Pão é o que reúne mais gente, há mais de uma década.
Tudo começou com um sonho. Magui, como é conhecida nas paragens mineiras, sonhou que estava fazendo o pão com a vizinha. Repetiu a cena na realidade. Na semana seguinte, chegaram mais mulheres e assim por diante. Ela e o marido Orestes começaram a abrir sua casa semanalmente, sempre as quartas-feiras, para que a prática fosse feita por mais de 60 pessoas, que se inscreviam e ficavam esperando serem chamadas para a data especial.
Estive lá em duas ocasiões e tive o privilégio de estar nessa prece que renovou minha gratidão e minha conexão com a vida. Ao misturar farinha, água, sal sob o olhar atento da Magui os participantes se concentravam em uma intenção e, em pura alquimia psico-bio-física-e-espiritual entravam em conexão com as qualidades necessárias para o momento vivido. Enquanto a massa crescia, o tempo era aproveitado para a fazer silêncio e contemplar a natureza.
Depois, massa no forno, era hora de ouvir Magui transmitir mensagens individuais, de extrema energia amorosa, indicando os próximos passos a tomar na vida.
Era inacreditável a mudança que acontecia ali, naquelas horas. Me lembro de um grupo de dependentes químicos que chegou com aspecto muito perturbado e, ao término do dia, estavam corados e com olhar sereno. Vivos de novo!
Repeti o ritual com vários grupos de amigos, com crianças, a sós e é sempre uma descoberta que amansa o coração, perfuma a casa e nutre a alma.
Hoje, lá no Sertãozinho, o pão é feito apenas uma vez por mês, por um pequeno grupo. Mas, como fértil multiplicadora, Magui tornou esse conhecimento acessível para mais gente.

oraculo2

Acaba de ser lançada a segunda edição do “Oráculo do Pão – Alquimia & Milagre”. Com projeto gráfico assinado pela Papel e Tudo, em uma caixinha, estão reunidos um livreto contendo a receita do pão, as orientações para o ritual e 33 cartas com as virtudes e as mensagens da Magui. Entre muitas coisas, ela me ensinou que a cozinha pode ser sim um espaço sagrado, perfeito para treinar a presença e a dedicação. Por Liliane Oraggio
Mais informações: www.sitiosertaozinho.com.br; tel. (31) 3575-1164.