Susie Bubbles – entrevista exclusiva

Tenho algo bacana para anunciar: o Moda Sem Frescura vai mudar. Há algum tempo venho pensando sobre isso, amadurecendo ideias, escolhendo caminhos. O fato é que muita coisa aconteceu desde que comecei a blogar, 3 anos atrás. Hoje, tenho vontades e expectativas diferentes em relação a este espaço. Por isso, de agora em diante, vão pintar mil novidades por aqui (*música de suspense*) e eu espero que vocês gostem!. A primeira delas é  inclusão de colaboradores, como Maria Eugenia Tomazini,  jornalista de moda que mora em Londres e assinará matérias mensalmente.

Ela se mudou para lá há 2 anos, para cursar um sonhado mestrado em Jornalismo de Moda na London College of Fashion. Atualmente, trabalha para o escritorio inglês da Première Vision – maior feira de tecidos e pesquisa de tendência de moda do mundo -, é colaboradora da revista Vogue Brasil, e assina uma coluna na Moda Moldes. Ainda assim, encontra fôlego para manter o blog Get Involved, junto com duas amigas, fazer produções de moda – sim, além de jornalista a moça é stylist. E agora…trazer um pouco do que rola em Londres para o Moda Sem Frescura! Ufa!

meugenia3

Maria Eugenia (foto acima) estreia entrevistando, com exclusividade para o Moda Sem Frescura, uma das blogueiras de moda mais influentes do mundo: Susie Bubbles! Espero que vocês apreciem o texto tanto quanto eu!

A GAROTA DA BOLHA

Foi-se o tempo em que os bloggers ficavam no fundo das salas de desfiles ou que sua presença era simplesmente cortada de alguma festa bacana. Hoje eles estão na mira de todas as assessorias de imprensa, ganharam visibilidade a ponto de estampar periodicamente as revistas de moda mais descoladas do mundo e, claro, ganharam assentos mais próximos da passarela.

No último desfile da Dolce&Gabbana em setembro, blogueiros convidados – além de se sentarem na primeira fila – receberam laptops para postar sobre a coleção minuto-a-minuto. A Burberry foi mais ousada, passou os compradores para a terceira fileira, e reservou as duas primeiras para os blogueiros, mostrando que com a mudança dos tempos, talvez uma imagem num blog valha mais do que meia dúzia de casacos vendidos em alguma longínqua boutique árabe.

A facilidade de começar um blog e, poucos posts depois, já fazer cartão de visita com o título de ‘blog de moda’, em muitos casos banalizou a informação e fez surgir um exército de gente com opinião vazia, baseada em achismos. Por outro lado, também deu voz a gente talentosa que, por falta de espaço, não era ouvida, como é o caso de Susie Bubbles.

Filha de pais chineses, nascida na Inglaterra, Susie começou o seu diário online, Style Bubbles, há 3 anos e ele recentemente foi selecionado pela revista Newsweek como um dos maiores influenciadores da opinião pública – vale lembrar que nessa eleição da revista norte-americana estavam blogs sobres os mais diversos assuntos, incluindo política.

O apelido ‘Bubbles’ foi dado por uma amiga quando ainda estavam no primário. “Todo mundo achava que eu vivia dentro de uma bolha, que tinha o meu mundo particular”, explica. De fato, para aqueles pouco familiarizados com moda e com seu mundo, as criações de Susie, assim como sua estética, podem parecer um pouco over the top.

Deixando de lado essa primeira impressão, descobre-se uma menina extremamente talentosa que não teve medo de ser ‘a estranha’ durante os duros anos de colégio e, hoje, se senta na primeira fila da Chanel, têm mais de 10 mil acessos diários no blog e recentemente tornou-se editora de moda da Dazed&Consfused Digital – bíblia da moda e comportamento dos modernos. Confira abaixo o papo rápido que tivemos:

Com certeza não existe receita para um blog cair no gosto do povo. Mas, na sua opinião, o que é importante num blog?
Susie Bubbles: Uma voz original e conteúdos que já não foram replicados por toda a blogosfera. E, acima de tudo, ter uma opinião única.

Você sente que existe algum tipo de preconceito por parte das assessorias de imprensa e estilistas com relação a cobertura online?
SB: De forma alguma. Claro que depende do que se está cobrindo e, óbvio, revistas e jornais ainda são preferenciais. Mas acredito que as assessorias abrem espaço, de acordo com a qualidade da sua informação e, claro, da quantidade de leitores do seu blog.

Você conhece algum estilista ou artista brasileiro?
SB: Infelizmente não muitos. Gosto do trabalho da Cavalera, da Osklen e de Alexandre Herchcovitch.

No momento, quais são os seus designers e bloggers favoritos?
SB: Amo o Luxirare.com e o blog Foxyman. Com relação aos designers, estou apaixonada por David Koma, Fannie Schiavoni, Anthony Vaccarello, Don the Verb e Helena Lumelsky.

O que você acha dessa história de celebridades virando estilistas? Como o caso de Lindsay Lohan para Ungaro, por exemplo.
SB: Se apresentarem um bom trabalho não tenho nenhum problema com isso. Mas infelizmente, na maior parte das vezes, seus trabalhos não passam de rascunhos. Mas existem exceções, como as irmãs Olsen e a The Row. Assim, curto e grosso: o estilo e o design devem ser mais importantes do que o fato de haver uma celebridade por trás da marca.

Hoje seu blog é famoso e seu estilo virou referência no mundo fashion. Tiveram situações difíceis ao longo desses 3 anos, em que você pensou em desistir? Momentos em que você, simplesmente, não tinha tempo para escrever?
SB: O blog nunca foi meu trabalho. Ele é o meu hobby por isso nunca senti como uma tarefa ou estressante. É um prazer porque posso fazer o que quiser e não me sinto pressionada a escrever todos os dias. Por ser algo que me completa é um momento que tenho só para mim e minhas idéias. Por isso, sempre tenho tempo.

Então você quer dizer que nunca quis trabalhar com moda ou usar o blog – algo pelo qual você tem tanta paixão – como sua profissão e ganhar dinheiro?
SB: Não. Sempre tive outros trabalhos e, antes de começar na Dazed, eles não tinham nada a ver com moda. O emprego na Dazed foi meio acidental, fui pega de surpresa. Teria sido feliz também no trabalho anterior, que não tinha nada a ver com isso. O blog é a minha maneira de satisfazer uma paixão pessoal. Confesso que, às vezes, é melhor NÃO trabalhar com moda porque você pode aproveitar muito melhor o seu hobby.

Há uns tempos você viu seu nome metido no meio de uma confusão com a estilista Pam Hogg. (Susie foi fotografada usando um macacão da estilista enquanto visitava sua loja. Postou a foto no blog e a turma de Pam teve um chilique alegando que era uso indevido de propriedade intelectual, uma vez que a blogueira não havia comprado o macacão. Chamaram de ‘má publicidade’ e pediram a remoção imediada do post. Susie o fez mas, não deixou em branco: postou uma excelente reposta e encerrou o caso – leia aqui a íntegra do post . Como terminou essa história?
SB: Confesso que nunca tinha me acontecido algo assim antes, mas acredito que tudo não tenha passado de um enorme erro de comunição. Por causa da rapidez com que a informação se espalha na internet, todos ficaram sabendo. Pam Hogg em pessoa, nunca chegou a entrar em contato comigo. E a história acabou ali.

Por Maria Eugenia Tomazini