outubro rosa

cristo rosa
No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor aderiu ao rosa

Este post está enfeitado de cor de rosa mas não fala sobre moda. Fala sobre algo muito mais importante, que diz respeito a todas as mulheres. É que este mês acontece o Outubro Rosa, um movimento mundial criado para mobilizar a sociedade para o combate ao câncer de mama.

O objetivo principal é conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce, pois ele aumenta as chances de cura em 95%.

Em abril deste ano, foi aprovada uma lei que dá o direito a todas as mulheres acima de 40 anos, de fazer a mamografia de graça, através do SUS, anualmente. É uma conquista importante mas ainda insuficiente. Em muitas regiões do Brasil, a realização do exame ainda é difícil, por falta de equipamento ou de qualificação profissional. Além disso, a desinformação da população ainda é muito grande. Segundo a Femama – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama –  49,7% das brasileiras com 50 anos ou mais nunca fizeram mamografia.

Mas isso não é tudo. Veja o que diz o site Mulher Consciente que faz parte do movimento Outubro Rosa:

“Uma pesquisa realizada em 2008 pelo Datafolha a pedido da Femama revelou que para 82% das mulheres o autoexame é a principal forma de diagnóstico precoce. Apenas 35% apontaram a mamografia.”

“Durante muito tempo, as campanhas de conscientização para o câncer de mama divulgaram a ideia de que o autoexame das mamas, baseado na palpação, era a melhor forma para detectá-lo precocemente. Mas o tempo passou, a medicina evoluiu e as recomendações mudaram”.

Atualmente, a mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro, e pode ser curado em até 95% dos casos.

Então, é preciso que toda sociedade se mobilize, seja divulgando o direito à mamografia gratuita, seja exigindo do governo o equipamento apropriado nas unidades do SUS de todo país.

Faça a sua parte, converse com as amigas, a família, os vizinhos, escreva um post, deixe um scrap no Orkut, cobre dos políticos, faça do Outubro Rosa a sua bandeira! Este rosa, que combina com saúde, prevenção e cura, nunca sai de moda!

Tais Araújo, Claudia Abreu, Eliana, Vera Holtz, Maitê Proença já aderiram!

Alice Carta, Cláudia Abreu, Maira Caleffi e Taís Araújo no lançamento nacional do movimento Outubro Rosa, no Hotel Fasano, no Rio de Janeiro.
Alice Carta, Cláudia Abreu, Maira Caleffi e Taís Araújo no lançamento nacional do movimento Outubro Rosa, no Hotel Fasano, no Rio de Janeiro.
A apresentadora Eliana e a publicitária Mirela Janotti, autora do livro "Força na peruca!"
A apresentadora Eliana e a publicitária Mirela Janotti, autora do livro "Força na peruca!"

Saiba mais aqui! Veja mais fotos ali!