cocar nobre

Jum Nakao é um criador conhecido pela consistência do trabalho que desenvolve na moda, na arte e no design. O que muita gente não sabe é que ele tem também uma grande preocupação com o meio-ambiente e o consumo responsável.

A convite do Projeto Floresta Móbile, que envolve arquitetos e designers que acreditam no conceito da humanização da produção, Jum desenvolveu uma luminária feita de restos de madeira e pedaços de vidro, batizada de COCAR. A peça, que é iluminada por LEDS e alimentada por energia solar, foi exposta no último Salão do Móvel de Milão, em abril deste ano.

“O conceito da linha COCAR parte do mesmo princípio de construção dos cocares indígenas, ordenar plumas dispersas numa ordem estética e conferir valor humano ao descartado,” diz.

A luminária é produzida no Nordeste, numa região em que a população carente, por falta de opções de subsistência, queima grandes quantidades de madeira para produzir carvão. A ideia do projeto é que, através do reaproveitamento das sobras de madeira, se promova a reciclagem e a inserção social dessas comunidades de forma construtiva e não destrutiva.

A luminária COCAR de Jum Nakao / Foto: divulgação
A luminária COCAR de Jum Nakao / Foto: divulgação

Como decorrência da participação na feira italiana, o Projeto Floresta Móbile recebeu da Prefeitura de Milão o título de empresa de design mais inovadora. As universidades de Rotterdam e de Budapeste consideraram o projeto como o mais sustentável e inovador, na área de design.  

“Não importa se o objeto é feito de uma matéria simples como uma folha de papel, importa o invisível, o conteúdo, o pensamento, porquê e como é feito. Num momento tão high tech nos esquecemos do processo; importa apenas a velocidade, o tempo. Nos esquecemos que o tempo tudo corrói e vivemos a falta de espessura. É necessário resgatar o tempo e olhar humanos,” conclui Nakao.

Ficha técnica
Coordenação: Robson Oliveira
Direção Criativa: Jum Nakao
Direção de Desenvolvimento: Augusto Puig.