acessórios com alma

Houve uma época em que eu achava que não gostava de bijuterias. Usava um relógio antigo, comprado num brechó, e mais nada. Olhava para aquelas lojas de shopping, apinhadas de brincos, colarzinhos e badulaques e sentia um enjôo instantâneo. Tudo parecia fabricado em série, sem personalidade. Com o tempo, fui descobrindo marcas que vendiam peças especiais, capazes de me encantar. Como a Mary Design, grife da mineira Mary Arantes, que faz acessórios que já vem com alma e história.

MaryDesign05-folhasED

No caminho da coleção de verão 2010, recém-lançada, a designer encontrou uma árvore. Transformou raízes, galhos, flores e ninhos de pássaros, em poesia visual. E além disso, refletiu sobre a urgência de adotar atitudes eco-lógicas.

“Nosso homenageado é o escultor e naturalista Frans Krajcberg, por acreditar que ele traduz a chegada a um estágio global de percepção. De origem polonesa, este feroz defensor do nosso verde abraçou a causa das queimadas no Brasil, mais do que qualquer brasileiro”, diz Mary. 

Para traduzir o conceito desta nova consciência, foram usados materiais alternativos, técnicas sustentáveis e arte. Dois artistas convidados colaboraram com a coleção: Wallace Barros, que cortou, gravou e queimou câmaras de ar  de borracha, e madeira, criando o que podemos chamar de “adornos que denunciam”. E a estilista Brígida Santos, que se apropriou de restos de couro sintético, descartados por fábricas, para criar um patchwork de flores e folhagens com exuberância tropical.

MaryDesign10-borboletasED

Apesar dos materiais serem quase banais, a imaginação é rica: lindas borboletas brotam de penas de pavão, as rendas brasileiras se vestem de metal dourado. E até as paisagens nordestinas são eternizadas, nas peças feitas com garrafinhas de areia colorida, típicas do artesanato local. “Mais que um souvenir, nosso colar tem como intenção colocar esta cena numa redoma de vidro, como relíquia a ser guardada de um cenário ainda existente”, explica Mary.

MaryDesign47-rendasED

MaryDesign35areiaED

Fotos: Juliano Arantes

Equipe de estilo: Mary Figueiredo Arantes, Camila Borges, Juliana Scheid / Contato: mary@marydesign.com.br