a diversão e o tédio

oliver-expo

“O tédio é um tecido cinzento e quente, revestido por dentro com a seda das cores mais variadas e vibrantes. Nele nós nos enrolamos enquanto sonhamos”. (Walter Benjamin, filósofo)

Este sentimento, também conhecido como enfado, aborrecimento ou fastio, é o tema da primeira exposição individual de Oliver Quinto –amigo querido e ex-colega de trabalho, da época em que fui de editora de moda da revista Marie Claire– que será inaugurada amanhã, na Coletivo Galeria.

Lá, além das aquarelas, uma instalação vai mostrar os inúmeros significados do tédio, segundo o autor e os retratados. Como o tema é pouco usual, telefono para perguntar a Oliver o por quê da escolha. A resposta é desconcertante: “porque as pessoas passam a maior parte da vida sentindo tédio, ou suas variações”.

Argumento que é uma resposta… um tanto blasé (termo que designa uma versão esnobe de tédio). “Você precisa de uma resposta mais inteligente? Posso procurar alguma no Google”, diz Oliver, com o humor peculiar que conheço bem. Rimos  e concordamos que isso só seria necessário caso eu também fosse procurar por perguntas inteligentes. No Google, é claro.

Seja para espantar o seu próprio tédio ou confrontar o alheio, apareça na vernissage.

Exposição: “O Tédio Segundo Oliver Quinto”
Local: Coletivo Galeria – Rua dos Pinheiros, 493 – Pinheiros – SP- tel. (11) 3083-6478
Abertura dia 8 de julho de 2009, às 19:30
Funcionamento: de terça a sexta das 15 às 20 hs, sábado das 14 às 19hs

Mas se o seu tédio for causado pelo trabalho, tenho ainda uma outra dica: compre o  “Caderno de rabiscos para adultos entediados no trabalho”, de Claire Fay. Em formato brochura, ele contém desenhos e atividades que irão confortá-lo durante reuniões insuportáveis e outros eventos chatíssimos e estressantes. Quer alguns exemplos? Lá, você pode desenhar a vaca indo para o brejo, colorir o sapo que você acabou de engolir, ou encher aquele colega “mala” com tachinhas, entre outras opções lúdicas e desopilantes.

caderno-rabiscos-capa-ed

Acima, a capa do “Caderno de rabiscos para adultos entediados no trabalho”, de Claire Fay. À venda na Livraria Cultura por cerca de R$ 15, com direito a risada grátis.