Portifólio#5

O Portifólio #5 apresenta o trabalho de Carol Toledo.

 carol-toledo-dupla2p.jpg

Miçangas de vidro, cristais faiscantes e pequenas contas de metal são cuidadosamente entrelaçados em fios finíssimos, trabalhados em crochê. Essas fileiras de pedrinhas coloridas, por sua vez, se juntam em belas tranças que formam colares, pulseiras, tiaras, cachecóis

Para a designer Carol Toledo, cada peça é uma criação única, com características próprias e detalhes especiais. O tempo da manufatura precisa ser respeitado, assim como o valor intrínseco de cada objeto.

Com seu ofício, Carol resgata a essência do verdadeiro artesanato. “O mundo não precisa de tanta quantidade, e sim de qualidade”, diz, preocupada com o consumismo exagerado, que produz e descarta tudo com muita rapidez.

carol-toledo1p.jpg

Como tudo começou
Carol Toledo é protagonista de uma história bem conhecida: a da garota com algumas idéias na cabeça e um kit de bijuteira nas mãos.Começou a montar colares e brincos há uns 7 anos, as amigas elogiaram, surgiram as primeiras encomendas e o hobby de fim-de-semana se tornou a sua atividade principal. 

A formação acadêmica em Ciências Sociais e Psicologia, o interesse por outras culturas e etnias, a pesquisa de materiais e o uso das técnicas do crochê, herdadas da tradição familiar, formaram a base do seu estilo minucioso e cheio de personalidade.

No início do ano, a estilista inaugurou um pequeno ateliê no Alto de Pinheiros. Na casinha aconchegante, com direito a quintal florido, Carol passou a atender as clientes com hora marcada. O clima é bem informal,  no meio das gavetas repletas de miçangas, das ferramentas de trabalho, das peças recém-criadas.

carol-toledo-dupla3-p.bmp

Para celebrar o momento de amadurecimento profissional, nada mais apropriado do que a realização de um catálogo. Uma série de fotos em que figuram suas peças, delicadas e elaboradas, vistas com todos os seus detalhes. E uma série de retratos em que figuram suas amigas, mulheres de personalidade que sabem, como ninguém, usar e desfrutar do poder dos seus belos acessórios.

[fotos: Rogério Cavalcanti / Direção de arte: Bianca Kovach / Projeto gráfico: Luciana Wolf]

Hoje, dia 18 de novembro, a estilista recebe os convidados para o lançamento da coleção verão 2009. E durante todo o período de 19/11 a 23/12, o ateliê ficará aberto, de segunda à sexta, das 14 às 19 horas. Sábados das 10 às 13hs.

O ateliê de Carol Toledo fica na rua Dr. Alberto Seabra, 783, Alto de Pinheiros. Tel. (11) 3021-6221. Email: info@caroltoledo.com.br

[Quem lê sempre o blog sabe que a seção PORTFÓLIO é destinada a revelar novos talentos, não só na moda mas em todas as outras áreas ligadas à atividade artística: fotografia, vídeo, ilustração, toy art, grafitti, etc. Se você tem um trabalho inédito, envie um email para modasemfrescura@gmail.com. Ele pode ser selecionado e aparecer aqui!]