simbologia

Nestes tempos de comunicação via internet é comum usarmos, em emails ou conversas virtuais, aqueles símbolos gráficos que expressam conteúdo emocional: os emoticons.

Espécie de hieróglifo da era cibernética, o emoticon, ao contrário do que se pode imaginar, não é uma invenção recente. Há registros do uso do número 73 como símbolo de “amor e beijos”, em código Morse, por volta de 1857!

De lá pra cá, passado um século e meio, a tecnologia pode ter evoluído muito, mas o repertório afetivo humano continua basicamente o mesmo. No vídeo abaixo, Rives, um contador de histórias e escritor, mostra como é possível narrar uma história encantadora usando emoticons, humor e sensibilidade.

O vídeo de Rives foi apresentado na TED. Nunca ouvir falar?

Segundo a definição do próprio site, a sigla TED se refere a Technology, Entertainment e Design. Tudo começou em 1984 como uma conferência que reunia pessoas desses 3 mundos. Desde então seu espectro de abrangência aumentou bastante, incluindo temas como arte, ciência e negócios.

O evento acontece todo ano em Long Island,  reunindo grandes pensadores e realizadores que são desafiados a fazer uma apresentação com 18 minutos de duração, no máximo.

O site, por sua vez, disponibiliza as melhores palestras para o público, gratuitamente. Vale a pena xeretar lá e ouvir o que os experts tem a dizer sobre temas tão variados. Mas é preciso entender bem inglês.