Homem colorido

 O SPFW passou e eu acabei não fazendo um post sobre moda masculina. Para remediar o caso –que não foi de esquecimento, mas de pura falta de tempo– decidi pedir a opinião de alguns rapazes sobre o assunto.

Aqui, o jornalista Luiz Pattoli, que trabalha com comunicação empresarial e também é DJ e blogueiro, comenta o desfile da marca carioca Reserva. 

“Uma das coisas que eu mais reclamo na moda na masculina é a utilização de cores vivas, alegres. Não falo de moda jovem ou street-wear, essas têm cores, me refiro a roupa social ou ‘roupa de trabalho’. Apesar de gostar de roupas largas e de uma moda mais casual, no trabalho preciso estar um pouco mais arrumado. Não preciso usar terno e gravata, mas não dá para usar roupas estampadas ou muito coloridas.”
 
“Diante desse panorama, foi uma grata surpresa ver o desfile da Reserva no último dia do São Paulo Fashion Week. O debut da marca carioca no SPFW, feito na menor sala do pavilhão da Bienal, trouxe uma coleção com o tema Dândi da Silva – que segundo o release é um cara ‘boêmio, musical, elegante, colorido e cheio de suingue’.
Achei a coleção bem comercial, sem grandes extravagâncias.”
 
“O verão da Reserva tem malhas leves de lã amarelo e rosa claros, calças com estampas gráficas e muita geometria nas camisas, que podem ser listradas, diagonais ou xadrez. Gostei demais de uma camisa xadrez com uma borda amarela. Mas, lã no verão me parece um pouco demais, mesmo que seja uma coisa leve, para sair à noite. Não sei se eu usaria.”
 
“Porém, o que me conquistou na coleção foi a utilização da cartela de cores. Grande parte das roupas é cinza/prata e marrom com detalhes em cores fluorescentes. Eu, que gosto de cores vivas, usaria tranquilamente a maioria das peças – menos uma blusa que é amarrada na cintura. Acho improvável que a maioria dos meus colegas de trabalho – que fazem chacota das minhas camisas rosas – usasse algum dos modelitos.”
 
“Cores ainda são vistas como extravagantes ou como uma coisa do mundo feminino pelos homens na maioria dos ambientes de trabalho e fora dele também. É claro que existem pessoas que não compartilham dessa opinião, mas é só dar uma olhada na avenida Paulista na hora do almoço: é um festival de preto, cinza, marrom e azul-marinho no corpo de homens de todas as idades. Talvez os estilistas da Reserva não tenham pensado num uso ‘corporativo’ das peças, mas seria interessante alguém elaborar isso. Também seria interessante pensar em roupas bacanas para quem está acima do peso.”

“A alfaiataria apresentada no desfile tem um toque retrô e mistura paletós com bermudas. Não gostei da combinação e não usaria as duas peças juntas – acho que paletó e bermuda dá um ar muito infantil para o homem. Mas eu gostei do paletó xadrez e usaria com uma calça lisa ou com um jeans. As bermudas da coleção são bonitas, mas nenhuma me impressionou. Ainda acho que as camisas e blusas foram os destaques e usaria grande parte do que foi apresentado. Combinando com o que tenho no meu guarda-roupas, eu estaria arrumado como pede o meu trabalho, mas com um toque descontraído, que me diferenciaria dos outros.”  Luiz Pattoli

Eu também reparei que vários estilistas propuseram o uso do paletó com bermuda ou short, o que parece muito apropriado para o nosso clima tropical. Mas concordo com o Pattoli quando diz que deixa o homem com ar infantil. Em geral, rapazes de short em situações urbanas me fazem pensar naqueles uniformes do jardim da infância. Será que é falta de hábito? Preconceito? Será que um dia os executivos vão exibir as pernocas no trabalho?

Selecionei estas três fotos para serem averiguadas por potenciais consumidores:

 reserva2.jpg Look 1 – Reserva

mario-queiroz1.jpg Look 2 – Mario Queiroz

vrom-1.jpg Look 3 – V.Rom

Agora vamos ver o que os rapazes pensam sobre a dupla paletó com bermuda:

ricardo-lombardi.jpg Ricardo Lombardi, 38 anos, editor do Guia do Estudante e Alamanaque Abril e autor do blog Desculpe a Poeira.

Look 1: Não dá. Só o tênis e a bermuda se salvam, sem o paletó. Usando esse conjunto eu me sentiria uma espécie de Pee Wee Herman  pronto para animar uma festa infantil. Mas a bermuda é bonita.

Look 2: As peças funcionam separadamente, também. O calção eu usaria na praia; o paletó e a camisa, no trabalho. Mas se usasse tudo junto seria demitido, acho.

Look 3: De todos, é o que me pareceu mais próximo da realidade (bom, ao menos da minha). Eu não usaria, mas achei que caimento das peças dá um ar confortável ao conjunto. Ah, ok, eu usaria na praia, numa festa. Resumindo: paletó e verão tropical não combinam. Melhor insistir na camiseta básica ou na camisa hawaiana.

joao-perassolo.jpg João Pedro Perassolo, 25, jornalista e autor do blog Música de Cabeceira

Look 1: Parece roupa de palhaço de circo, versão 2008. Overdose de xadrez. Só falta aquele nariz vermelho.

Look 2: Poderia ser usada numa pool party, tipo festa de reveillon à beira da piscina. Se colocar um suspensório e tirar o paletó, fica o Chaves.

Look 3: Quando o excesso faz sentido. O detalhe em verde no paletó chama a atenção e te distrai das estampas todas. Usaria numa festa, sem medo de ser feliz. Nota dez.

julio-cesar-2jpg.jpg Júlio César Soares, 25 anos, jornalista e autor do blog O Imperador.

Look 1: A bermuda me chocou por ser muito justa. É mais ou menos a calça do Zezé de Camargo (daquela dupla lá), inclusive em seu tamanho real.

Look 2: Já esta é uma bermuda da Seleção de 82. Aposto que pegaram o calção do Sócrates como base.

No geral: Sei lá, achei as bermudas meio estranhas. Talvez um estilo mais Angus Young, do AC/DC cairia melhor pra mim. E você sabe, “Imperador” não usa essas coisas de paletó. Imperador usa saia e toga, hahahahahahhahahaha…

renato-salles.jpg Renato Salles, 28, arquiteto e autor do blog Arquétipos de Arquitetura.

Look 1: Acho interessante, mas o crash de estampas me incomoda um pouco. Talvez com uma camisa branca ou até uma camiseta eu usaria. Mas o paletó é um pouco estruturado e justo demais e a bermuda é para ocasiões mais informais, então não usaria um corte de paletó tão sisudo.

Look 2: Não gostei. O tecido xadrez é muito pesado, o paletó tem um corte muito folgado e o short curtinho não dá. Fora que se você fechar os botões do paletó provavelmente vai parecer que está sem calça.

Look 3: É o mais legal. O paletó é mais curto, tem detalhes divertidos e acaba ficando com uma cara de jaqueta. A estampa da bermuda e do colete está longe de ser a minha favorita, mas o contraste com a cor clara e lisa do paletó funciona bem. A bermuda podia sem um pouco mais longa, como a primeira, mas esse é o look que acho mais provável de usar.

No geral: Trabalho sempre de calça jeans e camiseta, então não estou acostumado e não gosto de usar terno. Por isso acho que quebrar a sisudez do conjunto uma idéia bacana. Acho difícil que eu use um paletó em um dia em que esteja de bermuda, porque provavelmente o calor não vai ajudar, mas não vejo problemas com a combinação.