serviço de utilidade pública

Eu acho que deveria existir uma “Sociedade Protetora dos Modelos” para proteger esses profissionais tão indefesos das crueldades do mondo cane da moda. Se tal entidade fosse criada, em seu estatuto certamente constariam as seguintes proibições:

amy-winehouse-hair.jpg

-Aos cabeleireiros fica expressamente proibido fazer pentedos desfiados, com volume à lá Amy Winehouse, também conhecidos como “murundum”, “panetone” ou “casa de abelha”.

precog.jpg

-Os maquiadores deverão se abster de melecar os desfilantes, tanto no corpo quanto no cabelo, com tinta, gel, óleo ou outras substâncias pegajosas, tipo “baba de alien”, que demoram até 3 dias para serem removidas.

escher-stairs-g.gif

-Os cenógrafos não poderão utilizar-se de materiais escorregadios na construção de cenários, a fim de evitar o “defeito-especial” conhecido como passarela-sabão. Fica sujeito a multa o profissional que colocar escadas e rampas na cenografia.

modelosdormindo.jpg

Os estilistas, por sua vez, não mais poderão marcar prova de roupa em horários impróprios, como 4 da manhã, já que modelo não é coruja!

sapatowestwood.jpg

Fica doravante vedado aos stylists obrigar a modelo a desfilar com calçados estratosféricos, de tamanho três números maior ou menor. Bem como obrigá-las a usar decotes molengas que fazem “pagar peitinho” no desfile.

Quem tiver outras sugestões pode deixar aqui nos comentários!

[Imagens, de cima para baixo: Amy Winehouse, precog do filme Minority Report, desenho do artista gráfico holandês M.C. Escher, modelos dormindo (por Ricardo Oliveros), sapatos Vivienne Westwood]