fashion marketing dia 1 – parte 2

Todo mundo deve ter lido matérias como a que foi publicada na revista Veja em 30 de janeiro de 2008: “O Pactual Capital Partners, dos ex-sócios do banco Pactual, vendido ao suíço UBS, acaba de formar a holding InBrands ao lado do fundador da Ellus, Nelson Alvarenga. Além de incorporar a marca de Alvarenga, o grupo está se associando à grife carioca Isabela Capeto, uma das mais bem-aceitas no exterior.”

Assim, a segunda palestra do evento foi sobre a In Brands, com Alvarenga e dois dos seus sócios, Alessandro Horta e Gabriel Felzenszwab. Não vou tentar reproduzir aqui todo o conteúdo da apresentação, vários veículos de comunicação já o fizeram. Vão aí alguns destaques:

Com seu jeito de falar desbocado, Alvarenga alfinetou a I’M (Identidade Moda) de forma bem pouco elegante. Não que eu defenda a I’M, de forma alguma, só acho feio bater em adversário caído no chão. O que ele disse foi mais ou menos isso: “esse pessoal aqui (seus sócios na InBrands) não tem título protestado, não fazem alavancagem.”

A conversa continuou em tom bastante informal. Não houve uma apresentação detalhada de objetivos, metas ou projeções. Mas ficou claro que o modelo de trabalho se baseia na otimização de recursos e negociações em bloco.

Questionados sobre as quais as qualidades que procuram nos possíveis candidatos, os investidores apontaram: empresas que tenham conceito e organização claros, que sejam bem estruturadas, e chefiadas por pessoas abertas a mudanças. “O empresário tem que ter humildade para aceitar as mudanças na gestão financeira.”

Quanto ao objetivo da INBRANDS: “O que importa não é o número de peças produzidas, nem o faturamento geral, o que importa é o lucro.”  Faz sentido: esse pessoal entende mesmo é de dinheiro.

PS- ficou uma insinuação no ar sobre uma possível negociação com Alexandre Herchcovitch. Na sexta-feira, dia 11, Alcino Leite Neto publicou em sua coluna da Folha que o estilista poderá assumir a direção criativa da Ellus. Será?

Nelson Alvarenga conversou com Gustavo Lins, estilista brasileiro radicado em Paris, que está em busca de um patrocinador para ampliar seus negócios. Será que rola?