Ode marítima

Já viu a nova edição da revista S/Nº, de Bob Wolfenson? Ela está incrível e eu vou comentar várias matérias nos próximos dias, começando hoje, pela moda que recebeu o adorável título de “frutos do mar”. As fotos são do talentosíssimo (e amigo querido), Cristiano; o styling, da dupla Flávia Pommianoski e Davi Ramos, que admiro há tempos pela qualidade e consistência do trabalho; e a beleza ficou a cargo do top Daniel Hernandez. Veja duas imagens publicadas.

frutos-do-mar-2.jpg

frutos-do-mar-3.jpg

E uma imagem INÉDITA e exclusiva para o Moda Sem Frescura!

 cristiano-sn-peq.jpg 

Doces náufragos, esses, vestidos de branco, banhados pela luz suave das manhãs de névoa, pela areia grossa e salgada que carrega a memória das pedras antigas. No olhar, eles trazem os vestígios de uma melancolia d’além mar.  Por isso, me lembrei de Fernando Pessoa, e fui buscar, na voz do heterônimo Álvaro de Campos, mais palavras sobre o mar.

“Ah, todo cais é uma saudade de pedra!
E quando o navio larga do cais
E se repara de repente que se abriu um espaço
Entre o cais e o navio,
Vem-me, não sei por quê, uma angústia recente,
Uma névoa de sentimentos de tristeza
Que brilha ao sol das minhas angústias relvadas
Como a primeira janela onde a madrugada bate,
E me envolve como uma recordação duma outra pessoa
Que fosse misteriosamente minha.” Ode Marítima, Poesias de Álvaro de Campos

Sabe o que eu também adorei, na matéria? Os adereços de areia feitos por Davi Ramos. Ele me contou que adora criar acessórios, chapéus, adornos de todo tipo. E que tem um acervo enorme de peças, muitas delas usadas em fotos, desfiles e campanhas. Davi, eu não fazia idéia que havia um Phillip Treacy em você! Estou louca para conhecer este acervo!

Aliás, o enfeite com o barco me lembrou os penteados feitos na França no século 18, época do fausto e do esplendor de Maria Antonieta. Em 1778, como a fragata La Belle Poule se saiu vitoriosa numa batalha, virou moda usar penteados como o que se vê abaixo.

 marie-antoinrette-navio004.jpg