A soma dos fatores

 soma-capa001.jpg

Talvez algumas pessoas ainda não saibam que eu sou LOUCA por revistas. Já disse antes, digo de novo, me considero uma “rata de banca”. Para mim, não tem nada melhor do que passar umas horinhas folheando revistas (livros também, claro), descobrindo páginas maravilhosas, capazes de me transportar para lugares ou estados de espírito inusitados. Melhor ainda, é descobrir um novo canal de informação.

Neste final de semana dei de cara com a revista +SOMA (e nem foi numa banca, foi na loja do Alexandre Herchcovitch), que se diz um “projeto bimestral que dá voz e amplifica o que existe de mais interessante na cultura contemporânea”. Ok, a auto-definição soa um pouco pretensiosa, mas a revista é independente, gratuita, e o conteúdo é muito bacana.

Vejamos: tem um ensaio fotográfico sobre o antigo prédio da Cia. Têxtil Nacional, na avenida Prestes Maia, há 4 anos ocupado por 468 famílias. A autoria é de um misterioso coletivo chamado Cia de Foto.

soma-002.jpg

Tem uma matéria incrível, organizada pelo Kultur Studio, com curadoria de Flavio Samelo (fotógrafo de skate, que participou do projeto da Eastapak, vc leu aqui), que intimou dez artistas a customizarem carteiras escolares. São eles: Bruno Kurru, Dea Lellis, Sesper, Herbert Baglione, Apo Fousek, Karen Jones, Breno Tamura, Felipe Motta, Renan Cruz e Tide Hellmeister.

soma-cadeira2.jpgsoma-cadeira-3.jpg

Acima, à esq. Dea Lellis, à dir. Felipe Motta.

Tem uma entrevista com o fotógrafo e designer Andy Mueller, de quem eu nunca tinha ouvido falar, mas percebi de cara que isso era uma falha na minha formação, no âmbito da arte de rua contemporânea. O trabalho do cara é incrível!

 Tem também um texto falando que o bacana, na era do youtube e da tecnologia digital, é fazer filmes de stop motion (isso eu já sabia: a Olivia Hanssen e o Marcio Simch fizeram um lindo, apresentado no Resfest). A matéria dá algumas dicas de como fazer seu próprio stop motion e cita filmes antigos feitos com a técnica, como o adorável “Natal dos Insetos”, de Wladyslaw Starewics, feito em 1913, que você pode assistir aqui.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Ls2WtJakgo0]

+ Um editorial de moda com styling de Helena Sasseron, make-up de Lau Neves e fotos da Cia de Foto.

Ahhhhhhhh, tem + um monte de coisas legais…

 A +Soma pode ser retirada gratuitamente em lojas, restaurantes, galerias e cafés, descole a sua, que vou terminar de ler a minha, tá!