A moda na ponta da língua

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Hoje aconteceu a primeira de uma série de conferências de Marie Rucki, diretora do Studio Berçot de Paris, trazida a São Paulo por iniciativa da Escola São Paulo, dirigida por Isabela Prata.

Madame Rucki começou com uma afirmação simples e verdadeira: “para saber para onde vai a moda, é preciso saber de onde ela vem”. Mais do que uma frase de efeito, suas palavras indicam que, para começar a entender deste metiér, é preciso ter uma boa base, muita informação e cultura de moda. Reforço esta idéia, aparentemente banal, porque quando eu era uma iniciante, do alto dos meus 20 anos, achava que sabia tudo. E hoje vejo muitos jovens bem intencionados cairem nesta mesma armadilha.

Reproduzo aqui, EM MAIÚSCULAS, outras afirmações de Madame Rucki, à partir das anotações que fiz durante o evento.

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“HOJE A MODA É ESTÁTICA. AS INVENÇÕES, SE É QUE ELAS EXISTEM, SÃO INVISÍVEIS, MINÚSCULAS. ELAS MODIFICAM A SILHUETA DE MODO SUTIL.”

“A INVENÇÃO DA MINISSAIA, NOS ANOS 60, FOI A ÚLTIMA GRANDE REVOLUÇÃO DA MODA. ELA FOI IMPORTANTE PORQUE REFLETIU UMA MUDANÇA COMPORTAMENTAL PROFUNDA.”

“A RAPIDEZ DA INFORMAÇÃO, DISSEMINADA PELA INTERNET, GERA CONFUSÃO. É PRECISO ENTENDER E DECODIFICAR AS IMAGENS QUE SE VÊ.”

“A DIFERENÇA ENTRE A ROUPA DE UMA MARCA DE LUXO E SUA CÓPIA POPULAR NÃO ESTÁ NO TERRENO DAS IDÉIAS E SIM NO MATERIAL USADO. E ISSO NÃO SE PERCEBE PELA INTERNET. A INFORMAÇÃO É ACHATADA E O CONHECIMENTO TORNA-SE SUPERFICIAL.”