No reino das delicadezas


Há algum tempo eu estava querendo falar de comida, sabores, delícias. O lançamento do livro “Papel Manteiga Para Embrulhar Segredos : Cartas Culinárias” me deu o pretexto que faltava.
Trata-se de um romance gastronômico contado através de cartas e receitas. A autora do texto, Cristiane Lisbôa, de 24 anos, não sabe cozinhar mas, em compensação, tempera com sensibilidade e delicadeza a história da moça que fugiu de casa para estudar gastronomia. As receitas ficam a cargo da expert em culinária Tatiana Damberg, do site ( www.mixirica.com.br ). A editora é a Memória Visual, projeto solo de Camila Perlingeiro, cuja família é proprietária da editora Pinakotheke. As lindas fotos da capa e contracapa são da fotógrafa e ilustradora Mariana Newlands ( http://interludio.net/index.php ). Saboreie sem moderação!

LEIA UM TRECHO DE UMA DAS CARTAS:
“Bisa:
Senti vontade de ser menina hoje. Chovia fortíssimo, os ventos varriam limo e lembranças. Se houvesse escolha eu não sairia do meu quarto nem por um momento sequer. Acontece que a Senhorita Virgínia acordou bem doida hoje. Contou histórias da família inteira incluindo segredos bem cabeludos, como uma prima que untava o corpo com salsa fresca para fazer o noivo sentir vontade de voar. Lógica alguma, claro. A senhora exigiria lógica de uma idosa que tem um restaurante no alto de uma montanha com apenas duas mesas?
Em meio aos devaneios dela escutei-a falando da mãe. (…) Ela odiava cozinhar. Dizia que os alimentos deixavam um cheiro estranho nas mãos, que a enjoava por horas. Isso bastava para que não arranjasse casamento, pois, naquele tempo, antes uma cara azeda e disposição para mexer com vigor o cozido, do que uma boniteza sem serventia alguma. Mas em cidade em que o vento assobia, acontecem coisas… “

TPM, sai deste corpo que não te pertence!
O site da chefe de cozinha Rita Lobo ( www.panelinha.com.br) deveria ser considerado de utilidade pública! Além de dar receitas ótimas e dicas incríveis, pode-se imprimir gratuitamente o livro “Culinária para bem estar, receitas anti TPM”. Vou dizer, apenas, que minha vida se divide entre antes e depois desse livro. Até meu marido (bem…principalmente ele) virou fã de carteirinha. Com a consultoria de uma nutricionista, você identifica o tipo da sua TPM e quais são os alimentos mais indicados para não ser tornar uma serial-killer. Já fiz várias receitas e gostei de todas, até agora. Virei (quase) uma pessoa normal durante os 30 dias do mês.